Cadeia dos recicláveis do alumínio

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
 O alumínio é o metal que vem sendo utilizado mais recentemente pela a humanidade em escala industrial. Há sete milênios, ceramistas da Pérsia já produziam seus vasos com um tipo de barro que continha óxido de alumínio, que hoje conhecemos como alumina. Trinta séculos mais tarde, egípcios e babilônios usaram outra substância contendo alumínio na fabricação de cosméticos e produtos medicinais.Na indústria do alumínio o mesmo é produzido a parti da alumina que tem como principal fonte primária a bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. As reservas brasileiras debauxita, além da ótima qualidade do minério também estão entre as maiores do mundo. Para se obter alumina a parti da bauxita a mesma deve passar por um processo de refino, o qual se resume basicamente em:



Após a obtenção da alumina a parti da bauxita, aquela é calcinada em cubas eletrolíticas, a altas temperaturas, no processo conhecido como Hall-Héroult. São necessárias duas toneladas dealumina para produzir uma tonelada de metal primário pelo processo de Redução.
Sabe-se, porém que o custo desse processo é muito alto quando comparado a reciclagem do alumínio. A reciclagem do alumínio economiza recursos naturais e energia elétrica, consumindo apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio primário. Para cada quilo de alumínio reciclado, são economizados cinco quilosde bauxita (minério utilizado para a produção do alumínio).
Tendo em vista que o alumínio é um dos metais que pode ser reciclado infinitas vezes sem prejudicar a saúde pública, Em 2004, a reciclagem de 270 mil toneladas de alumínio, poupou 1,3 milhões de toneladas de bauxita. Segundo dados da Associação Brasileira de Alumínio, o Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latinhas de Alumínio,reciclando quase 95% de sua produção. O mercado Brasileiro de reciclagem movimenta mais de US$ 100 milhões anuais com a reciclagem do Alumínio, além de gerar renda para famílias de várias partes do País.
A cadeia dos recicláveis de alumínio funciona basicamente da seguinte forma. Catadores carregam de sol a sol um carro que muitas vezes chegam a pesar 200 quilos, e eles carregam estes carrinhospelas ruas das grandes cidades brasileiras em busca de algo que possa ser aproveitado para a reciclagem. Quando encontram algo nos lixos das residências eles revendem o reciclável, como o alumínio, a sucateiros que pagam muito mal o quilo. Os sucateiros geralmente se encontram em bairros de periferia com galpões lotados de material reciclável. Lá o material é limpo, transformado em fardos evendido aos transportadores que levam esse material para uma usina de reciclagem.
Na usina os blocos são separados e quebrados em pedaços menores, depois é feita uma triagem com um separador eletromagnético, que remove materiais ferrosos que possam está misturados com o alumínio, o alumínio é picotado e é feita uma nova separação eletromagnética, passando depois por uma peneira vibratória que retiraterra, areia e outros resíduos. Por um jato de ar, um separador pneumático, separa papel, plástico e outros materiais do alumínio. Os pedaços de alumínio são armazenados e colocados em um forno que realiza a eliminação de vernizes e tintas, sendo depois levados ao forno de fusão. Após a fusão a liga de alumínio (alumínio mais outros metais: geralmente silício, ferro, magnésio, entre outros) écorrigida com a adição dos elementos que estão faltando para que atinja a especificação química desejada. Depois da composição química ajustada, o material é lingotado, ou mesmo transportado líquido para o usuário (fundição).
Para que todo esse processo de reciclagem do alumínio aconteça é de suma importância a participação do catador, que quase sempre não tem condições de trabalho adequadas. Eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cadeia produtiva do aluminio
  • Cadeia produtiva do alumínio
  • reciclaveis
  • Reciclaveis
  • Materias recicláveis e não recicláveis
  • aluminio
  • aluminio
  • Aluminio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!