Cadeia de valor

Páginas: 10 (2288 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
ÍNDICE

INTRODUÇÃO

I. Conceitos Básicos………………………………………………………………………..……………………3
II. CARACTERÍSTICAS……………………………………………………………………..……………………..3
III. ATIVIDADES DE APOIO OU DE SUPORTE…………………………………………………………..4
IV. MARGEM………………………………………………………………………………………………………….4
V. ACTIVIDADES DA CADEIA DE VALOR………………………………………………………………….5
VI. RELAÇÕES OU ELOS DA CADEIA DE VALOR……………………………………………………….5
VII. RELAÇÕESOU ELOS HORIZONTAIS……………………………………………………………………6
VIII. RELAÇÕES OU ELOS VERTICAIS………………………………………………………………………….6
IX. METODOLOGIA…………………………………………………………………………………………………6
X. CADEIA DE VALOR – O QUE É?..............................................................................7
XI. CADEIA DE VALOR – PARA QUE SERVE?................................................................7
XII. COMO É CONSTITUIDA ACADEIA DE VALORES?..................................................8
XIII. COMO IDENTIFICAR AS ATIVIDADES QUE GERAM VALOR?..................................9
XIV. INOVAÇÃO NA CADEIA DEVALORES………………………………………………………………….9
XV. Conclusão……………………………………………………………………………………………………….10
XVI. BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………………………………………11

INTRODUÇÃO

A aceleração da mudança das estruturas de negócio temimpactado a cadeia de valor de diversas organizações, em diferentes segmentos, fato também observado no mercado de concorrência.

Novos e criativos arranjos na cadeia de valor têm possibilitado a exploração de segmentos de mercado até então inacessíveis e a criação de produtos com novas dinâmicas de rentabilidade.

Esta exploração da cadeia de valor tem-se manifestado tanto através de inovaçõesnos vários elos da cadeia já existente como através da criação de desenhos alternativos, envolvendo participantes, processos e tecnologias diferentes dos tradicionais neste negócio.

A presente pesquisa tem como objectivo avaliar a inserção de inovação na cadeia de valor, de forma a possibilitar o aproveitamento de oportunidades de negócio em segmentos inexplorados do mercado concorrencial. Oartigo está dividido em três blocos: primeiro fez-se um levantamento de um referencial teórico e uma breve descrição da metodologia.

É através da análise dos fluxos de informação que ocorrem dentro da organização e no meio envolvente da indústria em que se insere que é possível delinear a estratégia da organização adoptada com vista ao alcance da excelência.

O método de análise da cadeia de valorpermite detectar qualquer necessidade emergente de reposicionamento estratégico e realinhamento no contexto do processo de negócio e reconstituir modelos de arquitectura da informação ao reconfigurar a própria cadeia de valor.

I. CONCEITOS BÁSICOS

1. Uma cadeia de valor representa o conjunto de actividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos deprodução e de venda até à fase da distribuição final.

a) Ao decompor uma organização nas suas actividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos custos e as fontes existentes assim como potenciais de diferenciação em cada processo de negócio, optimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente.

b) A liderança de custo e a diferenciaçãopela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria em que se insere.

c) A cadeia de valor de uma organização insere-se num contexto mais amplo de actividades e constitui um sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores.

d) A vantagem competitiva é, cada vez mais, frutodas capacidades de eficácia e eficiência com que uma organização administra todo o sistema. A cadeia de valor permite a compreensão do fluxo de agregação de valor ao consumidor final no âmbito de uma ou mais unidades de negócio interdependentes, isto é, retracta uma cadeia de actividades situadas em uma ou mais organizações independentes O detalhamento ou o desdobramento de uma cadeia de valor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia de valor
  • Cadeia de valor
  • cadeia de valor
  • Cadeia de Valor
  • Cadeia de valores
  • Cadeia de valores
  • Cadeia de Valor
  • Cadeia de Valor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!