Cadeia de Suprimentos

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
CADEIA DE SUPRIMENTOS E GESTÃO DE FORNECEDORES
SETOR DE COMPRAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO


Adonai Ficagna Camargo

Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM
Curso de Administração com Ênfase em Logística(Turma Log 14)
Prof. Ricardo Tormena
Disciplina: Cadeia de Suprimentos e Gestão de Fornecedores
04/11/2014



Setor de compras como diferencial competitivo.

A aquisição de matérias primas,suprimentos e componentes, representa um fator decisivo na atividade de uma organização. De acordo com vários autores, as atividades relacionadas a compras envolvem uma série de fatores como seleçãode fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda, entre outros.

Já que grande parte do dinheiro de vendas é pago afornecedores por materiais comprados, reduções pequenas na aquisição dos materiais podem gerar melhorias consideráveis nos lucros. Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de compras é de vitalimportância para o sucesso da empresa.

O departamento de compras desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos eserviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos na estratégia de operações. É necessário que os gerentes de compras envolvam-se em várias atividadescomo manter um banco de dados e seleção de fornecedores, negociar contratos com os mesmos e agir como intermediário entre os fornecedores e a empresa.

De maneira geral, a gestão de compras é umaferramenta fundamental para o desempenho da empresa como um todo, tendo que ser analisada, estudada estrategicamente e modificada, conforme a necessidade mercadológica. Diante disso, a união de empresascom interesses comuns pode trazer ganhos significativos na aquisição de materiais.

O papel do comprador passou também a ser essencial, sendo esse profissional hoje visto como um analista de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeias de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos
  • cadeia de suprimentos
  • cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • cadeia de suprimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!