CADE O ESTADIO MULAMBADA?

776 palavras 4 páginas
Definição e função da divisão celular

É um processo onde ocorre a reprodução das células, gerando duas ou mais células filhas semelhantes a célula original – costumeiramente chamada de célula materna. A divisão celular é a perpetuação da vida, e pode ser realizadas por todos os organismos pluricelulares ou unicelulares. É dividida em etapas tanto nos seres eucariontes quanto nos seres procariontes. A função da divisão celular é fazer a fazer a reconstrução celular e a manutenção da vida através de sua capacidade de metabolismo, fazendo com que as células-filhas tenham ao menos metade da quantidade de material genético da célula materna.

Tipos de divisão celular

Existem duas subdivisões da divisão celular, a primeira se chama mitose e a segunda meiose. A meiose ocorre na produção de gametas, é se caracteriza pela divisão reducional, onde a bagagem genética das células -filhas é a metade da bagagem da célula-mãe. A mitose por sua vez, acontece no crescimento somático, na proliferação celular, e a bagagem genética das células-filhas (que permanecem idênticas à da célula-mãe).

Processo de Mitose

As células eucariontes se dividem através do processo de mitose, onde a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-progenitora é feita igualmente entre as duas células-filhas. Esse processo é responsável pelo crescimento dos pluricelulares, pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e também por aumentar do número de células. Na mitose a divisão se divide em quatro etapas, são elas a prófase, a metáfase, a anáfase e a telófase.

3.1.1 Prófase
É a fase onde os cromossomos máxima condensação e se ficam no equador do fuso acromático. Existem dois tipos de fibras no fuso, são elas: as cromossômicas que vão de centríolo a centrômero, e as contínuas que vão de centríolo a centríolo.

3.1.2 Metáfase
Nesta etapa os cromossomos ficam no meio da célula, permitindo a distribuição da informação genética. Eles estão individualizados e

Relacionados