cadastro tecnico radiologico

Páginas: 10 (2353 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
CADASTRO TECNICO E SEGURANÇA
Introdução

O Cadastro Técnico é uma ferramenta importantíssima para a tomada de decisões, planejamentos estratégicos de uma gestão, e assegurar total segurança e comprometimento com as informações nelas contidas.
Compete a NR6 determinar as obrigações que o empregador deve tomar para que seus empregados possam usar os EPIs corretos. A CIPA recomenda aoempregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade, e, nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, essa atividade cabe ao designado, mediante a orientação de profissional tecnicamente habilitado.
A NR 32 abrange as situações de exposição aos diversos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, como os agentes de risco biológico, químico e físico, com destaque para asradiações ionizantes, e, ergonômicos. Abrange ainda a questão da obrigatoriedade da vacinação do profissional de saúde (contra Tétano, Difteria e Hepatite B), com reforços e sorologias de controle pertinentes, devidamente registrada em prontuário funcional e comprovante ao trabalhador, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
PORTARIA 453, de 01 de junho de 1998 Aprova o Regulamento Técnicoque estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-X diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. A secretaria de vigilância sanitária no uso de suas atribuições.











Objetivo

O objetivo do cadastro técnico e segurança é assegurar profissionais com uma base de planejamentoe principalmente para a utilização de técnicas e tomar devidas segurança com informações das instituições, técnicos e pacientes, para a segurança da sociedade.
Tratar da condições da saúde e do direito do ser humano, e podemos considerar tomando os devido cuidados com uso das radiações ionizantes diminuindo o risco inerente da mesma e assim ajudando a identificar, avaliar e controlar situaçõesde risco, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e mais saudável para as pessoas.
A CIPA usam as normas regulamentadora 6 e 32 para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, decorrente das condições ambientais do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e preservação da saúde do trabalhadorCadastro técnico e segurança

A secretaria da saúde e a Lei 8.080 se 19/10/90, tratam das condições da recuperação da saúde e do direito fundamental do ser humano, e podemos considerar: a expansão do uso das radiações ionizantes, o risco inerente da mesma estabelecendo uma política nacional de proteção radiológica, a radiação é representada por um grande avanço a responsabilidade e do ministérioda saúde, assim como assegurar os requisitos mínimo de proteção.
Sendo que as normas regulamentadoras da radiologia são as NR 6 e a NR 32, sendo que a NR 6 trata especialmente dos equipamentos de proteção e NR 32 tem finalidade estabelecer as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção a saúde e a segurança dos trabalhadores dos serviços de saúde.
Está obrigado(a) a solicitarregistro no Conselho, todo(a) profissional que, tendo as qualificações exigidas na Lei nº 7.394/85 e Dec. 92.790/86, desejar exercer esta profissão regulamentada e sujeita à fiscalização do Conselho.
Como regra geral, a pessoa física deve inscrever-se no Conselho Regional que tenha jurisdição no lugar onde pretender ela exercer a profissão na área dasTécnicas Radiológicas. Está sujeita ao registro no Conselho, a Pessoa Jurídica constituída para a exploração das Técnicas Radiológicas.
A regra geral consta do art. 1º da Lei 6.839/80, a saber; “Art. 1º - o registro de empresa e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadastro Técnico
  • Cadastro Tecnico
  • Cadastro técnico
  • Projeto de Estágio Cadastro Técnico
  • Cadastro Técnico Federal
  • cadastro técnico federal CTF
  • CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO RIO DO SUL
  • Aplicações de fotogrametria no cadastro técnico municipal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!