Cadastro flash

Páginas: 24 (5774 palavras) Publicado: 6 de março de 2015

Lançamento da nova MEMORIA RAM DDR4
A Samsung anunciou que iniciou a produção em massa de um novo chip DDR4 construído a partir de uma arquitetura de 20 nanômetros. A expectativa é a de que a novidade permita a criação de pentes de memória com uma capacidade maior por conexão DIMM.
Atualmente, as opções disponíveis no mercado são limitadas em 32 GB e possuem um preço bastante alto — umúnico pente do tipo pode custar mais de US$ 500. A primeira rodada de dispositivos produzidos pela fabricante sul-coreana deve apresentar circuitos integrados de 8 Gbit (ICs) e módulos de 32 GB, embora já estejam sendo feito preparativos para a criação de módulos de até 128 GB.
Supostamente, a novidade se deve ao uso de uma tecnologia conhecida como TSV, cujo estado de desenvolvimento pareciaestagnado há aproximadamente meia década. A Samsung garante que está pronta para produzir os novos chips imediatamente, o que não significa necessariamente que eles vão chegar ao mercado em breve.
O primeiro chip DDR4 produzido com a nova arquitetura vai ter um clock de 2,4 GHz, o que é especialmente veloz em matéria de servidores. No entanto, ainda vai demorar certo tempo até que a nova tecnologiaconsiga operar em frequências semelhantes ao máximo obtido atualmente por dispositivos com o padrão DDR3 — que, por padrão, operam a uma frequência de 1,6 GHz (valor que já foi superado por muitas fabricantes).
Mesmo com essa diferença, a economia de energia proporcionada pela novidade deve ser capaz de atrair clientes em potencial. A expectativa é a de que o padrão DDR 4 opere a uma frequênciamáxima de 3,2 GHz, o que, combinado a uma disponibilidade maior e um preço mais acessível, deve ajudar a estabelecer o novo padrão — no entanto, ao menos no momento, a tecnologia ainda está em seu estado inicial e não apresenta vantagens significativas de desempenho em relação aos melhores chips DDR3 disponíveis no mercado.

O que muda no DDR4?
Quem está antenado nas últimas notícias sobrememorias RAM, sabe que o padrão DDR3 foi explorado ao máximo, sendo que os mais recentes componentes trabalham com clocks de 2.800 MHz, explorando os limites do overclock do padrão, mas ainda garantindo estabilidade e pequenos ganhos de performance para os usuários mais avançados.
Partindo do pressuposto de que as memórias basicamente são definidas através de clocks, um consumidor pode enganosamentepensar que as primeiras memórias DDR4 serão mais “lentas” que as atuais DDR3, visto que o padrão dita que a nova versão desses componentes trabalha com frequências a partir de 1.600 MHz.
Todavia, não há qualquer comparação entre as duas, visto que o padrão DDR4 começa do ponto em que o DDR3 para e apenas evolui em todos os sentidos. As alterações começam já na parte exterior do produto. Oposicionamento dos chips é diferente e os demais componentes nos módulos também ficam localizados em partes distintas.

Outra alteração substancial é a quantidade de pinos. Sabe aqueles contatos metálicos que servem para o trânsito de dados entre os chips de memória e os demais componentes do PC? No padrão DDR4, há 284 pinos para realizar a alimentação das micropeças e a comunicação. Portanto, o novopadrão tem 44 pinos a mais do que o antigo, sendo que a funcionalidade de diversos deles foi alterada.
Aliás, falando em pinos, um grande diferencial das novas memórias, como pudemos ver na Computex, é o padrão diferenciado na altura do barramento. Na parte central, os pinos são mais longos, mas gradativamente eles têm sua altura reduzida até chegar às pontas do módulo. A mudança vem paragarantir a facilidade na instalação e evitar que o usuário force demais o componente no encaixe e acabe danificando o slot.
Depois de anos seguidos de muito trabalho, as memórias DDR4 foram ajustadas para trabalhar com tensões menores do que as que vemos nos módulos DDR3. Os componentes comuns (para desktops) vão trabalhar com 1,2 volt, o que representa uma redução de 0,3 volt, já que o DDR3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Flash
  • flash
  • Flash
  • flash
  • Flash
  • flash
  • Cadastros
  • cadastro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!