cachça

5507 palavras 23 páginas
ALTERNATIVAS PARA
EXPORTAÇÃO DE CACHAÇA ARTESANAL:
UM EXEMPLO DA ALEMANHA
Fabrício Simplício Maia¹

1. INTRODUÇÃO
Ao se abrir para o exterior, a empresa adquire vantagens sobre os concorrentes internos, aproveitando melhor sua capacidade produtiva e desenvolvendo uma cultura de aprimoramento de seus métodos administrativos.
O setor de agronegócio tem grande importância na geração de divisas para o País. O agronegócio da cachaça, segundo o SEBRAE (2001), mais que triplicou entre 1970 e 1999, saindo de 418 milhões de litros para cerca de 1,5 bilhão de litros anuais.
A cachaça, bebida brasileira nata, ultimamente tem ganhado novos adeptos, que a consomem pura ou preferem degustá-la na forma de coquetéis e aperitivos. Com uma alta produção e um consumo per capita de 11 litros por habitante ano, o Brasil constitui-se em um dos maiores mercados
¹ Administrador pela Universidade Federal de Lavras – Mestrando do Programa de PósGraduação em Agronegócios – PPAgro pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –
UFMS.

6

de bebidas destiladas, com uma produção anual estimada em 1,5 bilhão de litros, e apenas 0,31% desse total é exportado. Com o desejo de aumentar significativamente suas exportações, a proposta é tornar o produto tão conhecido no mundo como o uísque da Escócia, o conhaque da França, a tequila do México, entre outros, assim como seus respectivos produtores.
Segundo o consultor da Federação das Indústrias do Estado de Minas
Gerais (Fiemg), Eduardo Campelo, a VARIG serve doses de cachaça mineira em todos os seus 88 vôos internacionais (AFFONSECA, 2000).
Segundo Franco (2002), as exportações de cachaça brasileira passaram de US$ 7,3 milhões em 1999 para US$ 8,7 milhões no ano de 2001.
Ressalta ainda que a produção, hoje, é de 1,5 bilhão de litros, divididos em 5 mil marcas registradas, mas apenas 20 milhões de litros seguem para o exterior na forma da genuína e brasileira cachaça.
A produção de cachaça de alambique em Minas Gerais

Relacionados

  • organização alimentar
    62259 palavras | 250 páginas