CACHAÇA GRANELLI

1614 palavras 7 páginas
1. SUMÁRIO EXECUTIVO
1.1. Sinopse
O Engenho Granelli, é uma empresa familiar fundada em 1987, com o propósito da fabricação da cachaça. Por aproximadamente uma década, a empresa lutou contra as adversidades do mercado, ficando a mercê das grandes engarrafadoras, já que só produzia cachaça a granel. Outro fator negativo no setor, é o grande número de concorrentes existentes, desde engenhos maiores até os pequenos produtores, com a cachaça caseira, vendida direto aos bares e ao consumidor final.
Em 2001, vendo o mercado de cachaça ficar saturado, a família Granelli e mais 15 produtores de cachaça, através de sua cooperativa, resolvem investir na fabricação de álcool combustível e xarope de açúcar, este último vendido as empresas alimentícias, forçando uma elevação no preço da cachaça. Com esta estratégia, as engarrafadoras foram obrigadas a garantir antecipadamente a produção do produto através de contratos, com a insegurança dos produtores migrarem para o álcool e o xarope, deixando faltar cachaça. A partir de então, o Engenho Granelli passou a possuir três produtos derivados da cana, o qual vem alternando até os dias atuais conforme a variação do mercado.
Atualmente, com cerca de trezentos funcionários durante a safra, uma economia saudável e o interesse em diversificar ainda mais, o Sr. José Granelli, diretor do Engenho reivindicou que criássemos um novo produto e também um plano de marketing, condizente com as condições financeiras da empresa.
Foi então que criamos para o Sr. Granelli, a versão engarrafada de sua cachaça, com sabores, cores, envelhecida, pura, juntamente uma estratégia de marketing, para abrir um novo mercado até então desconhecido para o produtor. Vamos buscar o público jovem das casas noturnas, dos bares universitários.

1.2. Principais aspectos do plano de marketing
Através de entrevista desenvolvida com o produtor de cachaça José Granelli, identificamos que a comercialização da cachaça a granel está estagnada, sendo para

Relacionados