Cacasa

1003 palavras 5 páginas
CASACA

CASACA
A casaca é um instrumento musical de percussão da classe dos idiofones, feito de madeira, é um dos principais instrumentos das Bandas de Congo, recebe outras denominações como cassaca, casaco, cansaca, canzaca, canzá, ganzá, caracaxá, reque-reque, reco-reco e reco-reco de cabeça . Ao tocador dá-se o nome guerreiro de tocador de reco-reco ou reco-requista, canzaqueiro, conguista, casaquista e folgador.

IDIOFONES - São instrumentos cujo som é obtido pela vibração de todo o corpo instrumental e podem ser de percussão, de entrechoque ou sacudidos.
EX.: Maraca, Bavugu e Reco-reco.

Características
Trata-se de um reco-reco de cabeça e pescoço, simulando o corpo de uma pessoa, o que faz dele um
INSTRUMENTO
ANTROPORMÓFICO . Um dos lados da parte correspondente ao corpo possui talhos transversais, sobre os quais se corre uma vareta, extraindo-se desse atrito um som único e intermitente que dá individualidade ao instrumento.

Os primeiros registros que se tem notícia são de anotações do Pe. Antunes Siqueira por volta do ano de 1855. Ele descreveu a forma do primitivo conjunto musical, integrados por índios Mutuns, que habitavam as margens do Rio Doce: "Nas danças acocoram-se todos em círculo, batendo com as palmas das mãos nos peitos e nas coxas“. Indica também o instrumental por elas utilizado: "Os cassacos (casaca), um bambú dentado, corrida a escala por um ponteiro da mesma espécie; e também tambores feito de pau cavado, às vezes oco por sua natureza, tendo em uma das extremidades um couro, pregado com tarugos de madeira rija (...); e do viajante

francês Auguste François Biard em 1858 (foto 1 ), e do Imperador Pedro II em 1860 (foto 2).

foto01

Biard as descreve no seu livro de viagens, quando visitou Santa Cruz
(atual município de
Aracruz), em 1858.
Destaca
o seu encontro com indígenas por ocasião da Festa de
São Benedito.

Dom Pedro II, quando passou pela
Vila de Nova

Relacionados