cabuuuu

299 palavras 2 páginas
1. HERANÇA DO SISTEMA COLONIAL
A agricultura como atividade especializada é uma prática relativamente recente, começou a existir concretamente como setor econômico a partir da independênciapolítica do país e da formação de uma economia de mercado.
O Brasil foi uma colônia de povoamento diferente da quando comparada com a América do Norte, por exemplo, enquanto que lá os colonizadores foramrefazer suas vidas nos mesmo moldes que viviam em seu país de origem, aqui procurou-se extrair o Maximo da natureza e do trabalho (mediante a escravização de índios e escravos) com o objetivo deenriquecer.
Os componentes fundamentais da organização Brasil-Colônia foram, a propriedade latifundiária, a monocultura de exportação e o trabalho escravo.

A GRANDE LAVOURA
A economia colonial tomou umnovo impulso devido ao esgotamento das jazidas auríferas de Minas Gerais e também pela demanda de produtos coloniais como o algodão e o açúcar. Esses fatores contribuíram para o deslocamento demassas das áreas mineradoras do interior para as áreas cultiváveis mais próximas do litoral.
A agricultura foi se expandindo com a adição dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão às antigasregiões produtoras, que são Bahia e Pernambuco, embora ainda tratasse de uma agricultura extrativista, com os rendimentos cada vez menores, pois se tratava apenas da exploração de novas áreas e nãotratavam-se de produtividade.
A moagem da cana e o descaroçamento do algodão eram manuais, assim como não existia nenhuma prática agrícola mais complexa. Esse atraso tecnológico se deu com a má qualidade doempresariado rural, assim como acontece ate hoje.

CULTURAS DE SUBSISTÊNCIA
Da mesma forma que as grandes lavouras, elas se especializaram na produção de alguns poucos gêneros, normalmente paraconsumo local (mandioca, milho, arroz), mas alguns poderiam ser importados como aguardente e fumo pra comercializar escravos na África.
As culturas de subexistência nunca deixaram de

Relacionados