Cabotagem Estudo De Casa

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
Cabotagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cabotagem é a navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista.1 A cabotagem contrapõe-se à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações. 2
O termo é derivado do nome de família do navegador veneziano do século XVI Sebastião Caboto, que explorou a costa daAmérica do Norte aomargeá-la, da Flórida à foz do rio São Lourenço, no atual Canadá. Na América do Sul, Caboto, ao serviço da Coroa de Espanha, adentra o rio da Prata, pelo litoral, em 1527 em busca da mítica Serra da Prata, numa expedição que prolonga até 1529, sem lograr o seu objetivo. Por causa desses feitos na navegação costeira e em sua homenagem, a estratégia de navegação costeando o litoral recebeu o nomede cabotagem.
Existe ainda o termo "cabotagem internacional", o qual é utilizado frequentemente para designar a navegação costeira envolvendo dois ou mais países, exemplo Brasil e Uruguai. O transporte de cabotagem foi muito utilizado na década de 1930no transporte de carga a granel, sendo o principal modelo de transporte utilizado quando as malhas ferroviária e rodoviária apresentavam condiçõesprecárias para o transporte.
1 Vantagens da navegação por cabotagem
2 Cabotagem no mundo
3 Cabotagem no Brasil
4 Referências
Vantagens da navegação por cabotagem[editar | editar código-fonte]
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal.3
Menor custo unitário;
Menor índice de avarias;
Menor índice de sinistros;
Redução do desgaste das malhas rodoviárias;
Reduçãode acidentes nas estradas;
Menor consumo de combustíveis;
Menor índice de poluição.
Dentre as principais desvantagens, pode-se citar:
Baixa frequência;
Concentração de volumes em embarque único;
Aumento dos estoques.
Cabotagem no mundo[editar | editar código-fonte]
Em cada país, a Cabotagem segue leis próprias. Como exemplo, nos Estados Unidos ela deve ser realizada por embarcações construídas edocumentadas no próprio país, sendo que 75% da tripulação e proprietário devem ser cidadãos norte-americanos.4
Já na CEE, há liberdade para se operar na cabotagem de qualquer Estado-Parte, condicionados aos navios registrados em pelo menos um dos Estados-Parte, navegando com a sua bandeira, sob regulamentação específica.5
Cabotagem no Brasil[editar | editar código-fonte]
Segundo o Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, cabotagem é "o transporte de cargas realizado entre os portos ou cidades do território brasileiro, utilizando a via marítima ou vias navegáveis interiores".
O litoral do Brasil, por possuir uma costa de grande extensão (próximo dos 7500 km), favorece a navegação marítima e principalmente a utilização da cabotagem entre portos. Ainda segundo oMinistério da Agricultura, entre 2003 e 2008 houve um aumento de mais de 350% no transporte de cabotagem.
Referências
1. Ir para cima↑ Dicionário eletrônica Houaiss da língua portuguesa, versão 1.0.5, 2002, ed Objetiva.
2. Ir para cima↑ http://portogente.com.br/portopedia/a-historia-da-navegacao-de-cabotagem-78255
3. Ir para cima↑ ”Identificação das formas de movimentação dos excedentes de milho noBrasil”: Navegação de Cabotagem (PDF) Agricultura.gov.br.
4. Ir para cima↑ “O Desenvolvimento da Navegação de Cabotagem no Brasil” -FIESP, 6º Encontro de Logística e Transportes
5. Ir para cima↑ Regulamento CCE nº3577/92 do Conselho

Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Categorias: 
Portos
Navegação


30 maio 2012 | Por Clara Rejane Scholles

Oque é Cabotagem no Brasil?

No nosso Whitepaper 5 Mudanças com a Nova Lei do Motorista mostramos o quanto a nova legislação está alterando a rotina das empresas e profissionais da área.
A navegação de Cabotagem é aquela que ocorre no mar, na nossa costa marítima, bem como na de qualquer outro país, ligando apenas portos nacionais. Como exemplo, podemos citar um transporte que se inicia no Porto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de casa
  • Estudo casa
  • Estudo de casa
  • Estudo de casa
  • Estudos de casa
  • Estudo de casa
  • Empreendedorismo Estudo De Casa
  • ESTUDO DE CASO CASA DOS IDOSOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!