cabos submarinos

Páginas: 9 (2076 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


Alexandre Souza Bispo
....................
.....................

Cabos Submarinos















São Paulo
Abril/2014






Alexandre Souza Bispo
....................
.....................

Cabos Submarinos















São Paulo
Abril/2014


INTRODUÇÃO
Como o aumento de novas tecnologias têm evoluído tão rapidamente? Diversos são osfatores que contribuem para que isso ocorra, mas neste trabalho será discutido um deles. A comunicação entre as pessoas, gera conhecimento, por tanto a primazia em aplicar uma comunicação de qualidade, acarreta numa rede de comunicação de conhecimentos mais eficiente. O compartilhamento rápido das ideias pode ser estudado, avaliados e novamente compartilhados.
Mesmo que hoje tenhamostransmissões ultra rápidas e de ótima qualidade, nada disso seria possível sem a “velha” comunicação via cabos, e os cabos submarinos têm papel de protagonista num cenário em que já dura mais de cem anos desde sua primeira implantação.
A comunicação é a essência do mundo moderno, e o cabo submarino efetua 80% de todas as transmissões por telefone, fax e computador.
Neste trabalho será mostrada desde suaprimeira implantação mundial passando pelo Brasil, os tipos de cabos existentes, a estrutura dos cabos, a logística para implantação. A importância na rede de comunicação de dados, o mercado atual.

HISTÓRIA
Os Cabos Submarinos ou Transatlânticos não são uma novidade e seu uso é mais antigo do que alguns pensam. No final do século 19 já existia uma grande quantidade de cabos de Telégrafoligando Europa, África, América, Ásia e Oceania. Nesta época eram usados cabos de cobre e não existia repetidores. O primeiro cabo telégrafo que se tem notícia foi lançado ao mar em 1850 e ligava o sul da Inglaterra ao norte da França. Esta primeira experiência não obteve muito sucesso em sua transmissão pois o material fabricado era muito ineficaz com cabos finos, muito leves e isolamentosineficientes. Para transmitir corrente elétrica por de baixo da agua era necessário um isolante eficiente e durante alguns estudos foi descoberto uma resina extraída da seiva de uma planta. Sua característica isolante possibilitou a criação de um cabo coberto por essa resina.
Dois anos depois, um outro cabo mais robusto foi lançado no mesmo lugar. Este cabo substituiu o outro com eficiência e o sucessopossibilitou na expansão da tecnologia. No ano seguinte vários outros cabos foram lançados ligando a Inglaterra aos países do norte europeu.
No fim do século 19, na segunda Revolução Industrial, as grandes potências mundiais expandiam seus territórios e colonizavam outros países muito rapidamente e a consequência era a rápida falta de suprimentos nos países colonizadores. Esses efeitos colateraiscontribuíram para a pesquisa e desenvolvimento de novos caminhos de comunicação entre as nações e continentes para uma criação de expansão comercial, interligando os mercados e facilitando o reabastecimento.
O cabo telégrafo não tinhas os recursos necessários para transmissão de voz, já que as transmissões telefônicas perdiam potência e precisavam de um repetidor submarino, que não existia naépoca. Essa dificuldade permitiu desenvolvimento de um cabo mais resistente e de maior banda. Foi criado um cabo com um novo tipo de plástico para isolamento elétrico com um condutor interno e outro externo em forma de tubo que envolvia o condutor interno, era o cabo Coaxial. Este novo cabo possibilitou um novo processo de comunicação aperfeiçoando a técnica de válvulas eletrônicas, aplicadas agora nosrepetidores.

No Brasil as primeiras experiências com cabos submarinos ocorreu em 1857no Rio de Janeiro e ligava Petrópolis com a Praia da Saúde, mas a linha possuía apenas 15Km de cabos submersos. Em 1874 D. Pedro II inaugurou o primeiro cabo totalmente submarino interligando Recife, Belém, Salvador e Rio de Janeiro e um ano depois, a primeira linha de cabos internacional ligando o Brasil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabos submarinos
  • CABO SUBMARINOS
  • Cabos submarinos
  • Cabos submarinos
  • Cabos Submarino
  • Cabos Submarinos
  • Cabos submarinos
  • Trabalho Cabos submarino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!