Cabo par trançado

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Cabo Par Trançado
Esse é o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado: sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair). A diferença óbvia é a existência de uma malha (blindagem) no cabo com blindagem, que ajuda a diminuir a interferência eletromagnética e, com isso, aumentar a taxa de transferência obtidana prática.
 
Figura 6: Par Trançado sem Blindagem (UTP).

 
Figura 7: Par Trançado com Blindagem (STP).

O par trançado, ao contrário do cabo coaxial, só permite a conexão de 2 pontos da rede. Por este motivo é obrigatório a utilização de um dispositivo concentrador (hub ou switch), o que dá uma maior flexibilidade e segurança à rede. A única exceção é na conexão direta de dois microsusando uma configuração chamada cross-over, utilizada para montar uma rede com apenas esses dois micros.

O par trançado é também chamado 10baset ou 100baset, dependendo da taxa de transferência da rede, se é de 10 Mbps ou 100 Mbps.
| Vantagens:  Fácil instalação  Barato  Instalação flexível | Desvantagens:  Cabo curto (máximo de 90 metros)   Interferência eletromagnética |Interferência eletromagnética
Você deve ter sempre em mente a existência da interferência eletromagnética em cabos UTP, principalmente se o cabo tiver de passar por fortes campos eletromagnéticos, especialmente motores e quadros de luz.
É muito problemático passar cabos UTP muito próximos a geladeiras, condicionadores de ar e quadros de luz. O campo eletromagnético impedirá um corretofuncionamento daquele trecho da rede. Se a rede for ser instalada em um parque industrial - onde a interferência é inevitável - outro tipo de cabo deve ser escolhido para a instalação da rede, como o próprio cabo coaxial ou a fibra ótica.

Categorias
Ao comprar um cabo par trançado, é importantíssimo notar qual a sua categoria. Embora as categorias 3 e 4 trabalhem bem para redes de 10 Mbps, o ideal étrabalharmos somente com cabos de categoria 5, que conseguem atingir até 100 Mbps. Com isso já estaremos preparando o cabeamento para comportar uma rede de 100 Mbps: mesmo que atualmente a rede trabalhe a apenas 10 Mbps, ela já estará preparada para um futuro aumento da taxa de transferência.
  Categoria 3: até 10 Mbps
  Categoria 4: até 16 Mbps
  Categoria 5: até 100 Mbps

Pinagem
Aocontrário do cabo coaxial que possui somente dois fios - um interno e uma malha metálica ao redor, que elimina a interferência eletromagnética -, o par trançado é composto de oito fios (4 pares), cada um com uma cor diferente.
Cada trecho de cabo par trançado utiliza em suas pontas um conector do tipo RJ-45, que justamente possui 8 pinos, um para cada fio do cabo.
 
Figura 8: Conector RJ-45Teoricamente os cabos podem ser feitos de qualquer maneira, desde que o pino 1 de uma extremidade seja conectado ao pino 1 da outra extremidade e assim sucessivamente para todos os 8 pinos dos conectores, ou seja, se você conectar o fio marrom ao pino 1 de uma extremidade, deverá conectar o pino 1 ao fio marrom da outra extremidade do cabo.
O problema desse procedimento é que você criará umpadrão de cabos só seu e que só funcionará naquela determinada rede. No futuro, se um técnico precisar fazer a manutenção em um cabo, ele ficará simplesmente perdido.
Nota: A modificação aleatória da ordem dos fios pode causar a "Paradiafonia", que é o vazamento de energia elétrica entre pares de fios do mesmo cabo, podendo causar problemas na rede. Nós observamos que, como o próprio nome diz aocabo, os fios formam pares trançados onde estas tranças protegem os sinais da interferência externa. Esta proteção só existe quando estes pares fazem parte do mesmo circuito. (Ricardo Rodrigues)
Para evitar esses tipos de problemas, existem dois padrões internacionais amplamente utilizados: T568A e T568B.
O Padrão de Montagem do Cabo 568a:

Este padrão de Cabo é destinado a Tráfego de DADOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabo par trançado
  • Cabos par trançado
  • CABO COAXIAL E PAR TRANCADO
  • cabo par trançado
  • Cabo de Par Trançado
  • cabo par trançado
  • Cabos de Transmissão (Coaxial, Par Trançado e Fibra Ótica)
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!