Cabo de Par Trançado

Páginas: 4 (803 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
Sumário












1 - INTRODUÇÃO


Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de serinstalada, pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferências. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa detransferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado.


2 – VANTAGENS E DESVANTAGENS


2.1 - Vantagens


A vantagem principal dos sistemas de transmissão queempregam o par trançado é o baixo custo e alta flexibilidade, pois além de usar material mais barato como suporte, a transmissão e as dificuldades de conexão são muito menores que outros meios conhecidos.Possui maior facilidade de conexão de nós à rede. O anel da rede Cambridge emprega o par trançado comum com taxas nominais de 10 Mbps a distâncias de até 200 metros. A rede Ethernet, embora empregue atopologia em barra, usa par trançado para conectar as estações ao meio, que é um cabo coaxial.


2.2 - Desvantagens


A desvantagem deste tipo de cabo é sua suscetibilidade às interferênciaseletromagnéticas e radio frequência. Esses efeitos podem, entretanto, ser minimizados com blindagem adequada. Vale destacar que várias empresas já perceberam que, em sistemas de baixa frequência, aimunidade a ruídos é tão boa quanto a do cabo coaxial.


3 – CABO DE PAR TRANÇADO













3.1 - Par trançado


O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo quetem um feixe de dois fios no qual eles são entrançados um ao redor do outro. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quantomaior o número de giros, mais o ruído é cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. Aproveita-se esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabo par trançado
  • Cabos par trançado
  • CABO COAXIAL E PAR TRANCADO
  • cabo par trançado
  • Cabo par trançado
  • cabo par trançado
  • Cabos de Transmissão (Coaxial, Par Trançado e Fibra Ótica)
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!