Cabo de aço

Páginas: 15 (3519 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
Prof. Dr. Francisco José de Almeida

8. CABOS DE AÇO

8.1. Introdução Cabos de aço são feitos de arames esticados a frio e enrolados entre si formando pernas. Essas pernas são enroladas em volta de um núcleo, formando o cabo de aço. Os cabos de aço sempre trabalham tracionados sob tensão e têm a função de sustentar ou elevar cargas. Os cabos de aço que trabalham como sustentação sãosubmetidos a uma solicitação estática, devendo ser dimensionados como elementos estruturais. Já os cabos de aço que se movimentam durante o ciclo de trabalho, sofrem desgaste por atrito e devem ser dimensionados como elementos de máquinas submetidos à fadiga. Estes têm sua aplicação em pontes rolantes, elevadores, escavadeiras e guindastes, entre outros equipamentos. 8.2. Construção e tipos de cabos de aço8.2.1. Número de pernas Os cabos de aço são identificados em relação ao número de pernas e o número de fios de cada perna que possuem. Por exemplo, o cabo 6 x 19 compõe-se de 6 pernas de 19 fios cada.

8.2.2. Alma dos cabos A alma do cabo pode ser de fibra (sisal, rami) ou alma de fibra artificial (polipropileno), ou alma de aço, formada por um cabo independente, ou ainda alma de aço formada deuma perna.

Cabos de Aço

Prof. Dr. Francisco José de Almeida

2

Cabos com alma de fibra

Cabo com alma de aço formada por cabo independente

Cabo com alma de aço formada por uma perna

(a) Almas de fibra: As almas de fibra em geral dão maior flexibilidade ao cabo de aço. As almas de fibras naturais são normalmente de sisal ou rami, e as almas de fibras artificiais são geralmentede polipropileno. Estas últimas apresentam as mesmas vantagens das almas de fibras naturais e mais as seguintes: não se deterioram em contato com a água ou substâncias agressivas e não absorvem umidade, o que representa uma garantia contra o perigo de corrosão interna de um cabo de aço. Em virtude do preço do polipropileno ser mais elevado que o preço das fibras naturais, as almas de fibrasartificiais são utilizadas, por enquanto, apenas em cabos de usos especiais. (b) Almas de aço: As almas de aço garantem maior resistência aos amassamentos e aumentam a resistência à tração. A alma de aço pode ser formada por uma perna do cabo (AA) ou por um cabo de aço independente (AACI), sendo esta última modalidade preferida quando se exige do cabo maior flexibilidade, combinada com alta resistênciaà tração. Um cabo de 6 pernas e com alma de aço apresenta um aumento de 7,5% na resistência à tração e aproximadamente 10% no peso em relação a um cabo com alma de fibra do mesmo diâmetro e construção. 8.2.3. Pré-formação Os cabos podem ser fornecidos tanto pré-formados como não pré-formados, Na maioria das utilizações, o cabo pré-formado é considerado muito superior ao não pré-formado. A diferençaentre um cabo pré-formado e um não pré-formado consiste que na fabricação do primeiro é aplicado um processo adicional, que faz com que as pernas e os arames fiquem curvados na forma helicoidal, permanecendo colocados dentro do cabo na sua posição natural, com um mínimo de tensões internas. As principais vantagens do cabo pré-formado podem ser enumeradas da seguinte maneira: (a) No cabo nãopré-formado, os arames e as pernas têm a tendência de endireitar-se, e a força necessária para mantê-los em posição provoca tensões internas, às quais se adicionam as tensões provocadas em serviço quando o cabo é curvado em uma polia ou em um tambor. (b) As tensões internas provocam pressões entre os arames e entre as pernas que se movimentam reciprocamente no momento em que o cabo é curvado, causando africção interna. No cabo pré-formado, as tensões internas são mínimas, e, por conseguinte, a fricção interna e o conseqüente desgaste interno do cabo é mínimo. (c) Os cabos de aço pré-formados, por terem tensões internas mínimas, possuem também maior resistência à fadiga do que os cabos não pré-formados. (d) O manuseio é muito facilitado pela ausência de tensões e fricções internas.

Cabos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabos de aço
  • cabo de aço
  • Cabo de aço
  • CABO DE AÇO
  • cabo de aços
  • Cabo aço
  • Cabos de aço
  • Cabo de Aço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!