Cabeça de prodção

530 palavras 3 páginas
Cabeça de produção: É um equipamento que fica conectado, através de parafusos e flanges, à cabeça de revestimento e ao preventor de erupções, tendo como função principal servir de apoio à coluna de produção que será descida numa fase posterior da completação, por meio de um suspensor. É na verdade, uma estrutura posicionada para dar continuidade ao revestimento de produção e para alojar os suspensores que suportam a coluna de produção do poço. Possui saídas laterais para posicionamento de válvulas que darão acesso seguro e controlado ao espaço anular coluna-revestimento.

Árvore de natal convencional (ANC): Árvore de natal é o nome dado ao conjunto de válvulas instalado em poços de exploração de petróleo e gás natural que regula a produção destes hidrocarbonetos. O sistema árvore de natal convencional (ANC) é o equipamento responsável por suportar o peso da coluna de produção (COP) e vedar o anular entre a coluna de produção e o último revestimento de produção para a superfície, com acionamento hidráulico, pneumático e manual, com a finalidade de permitir, de forma controlada, o fluxo de óleo do poço.
DSHV: válvula de segurança de subsuperfície

Árvore de Natal Molhada (ANM): Árvore de natal submarina molhada, mais conhecida como árvore de natal molhada é um equipamento para uso submerso, e o adjetivo molhada, obviamente, é devido ao fato dela ser instalada próxima ao leito marinho. É, basicamente, um equipamento de segurança e de controle do fluxo do poço, que permite o fechamento do poço submarino em caso de emergência ou necessidade operacional.

BAP: tem função similar à da cabeça de produção, que são utilizadas em poços terrestres e de plataforma fixa, ou seja, apoiar o tubing hanger, permitindo a retirada do BOP de perfuração e posterior instalação da Árvore de Natal. Em vez de um flange, como no caso da cabeça de produção, a BAP é assentada e travada na cabeça do poço através de um conector hidráulico.

Funções da BAP:
• Apoiar o MLF, permitindo a

Relacionados

  • Seis sigma (material interessante)
    24216 palavras | 97 páginas
  • 6 Sigma
    25441 palavras | 102 páginas
  • Comunicação, educação e cidadania
    38084 palavras | 153 páginas