cabeça

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2014

DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 12º ANO
PREPARAÇÃO PARA O TESTE/EXAME
(Questão realizada a partir do poema da ceifeira)

Caracterize o estado de espírito apresentado pelo sujeito poético neste poemaem análise.
Ao longo deste poema, o sujeito poético revela uma variedade de sentimentos que nos permitem caracterizar o seu estado psicológico.
Na primeira parte do texto composta pelas três estrofesiniciais, intuimos, logo no v. 1, que este denuncia um sentimento de compaixão pela ceifeira. Este mesmo sentimento fica a dever-se ao facto de ele ter achado que, apesar de ela estar a cantar, naverdade, estaria triste, pois o poeta afirma que a voz dela estava “(...)cheia/De alegre e anónima viuvez.” No entanto, os vocábulos “talvez” e “anónima” confirmam que ele está duvidoso ou algo confusoem relação à tristeza que a voz dela parece transmitir, embora se tenha baseado na irregularidade do canto, de acordo com os vv. 5 e 8. Porém, consciente da dureza do trabalho realizado pela ceifeira,o poeta está convicto de que ela canta por mera obrigação. Isto também nos comprova que ele está, em simultâneo, introspetivo, fascinado e absorvido pelo canto que, por um lado, o faz sentir alegree, por outro, triste.
Já nas últimas três quadras, constatamos que o sujeito poético se debruça sobre si mesmo, sobre a sua tendência para a intelectualização constante que o impede de sentir comogostaria. Como consequência disto, denuncia a sua frustração, impotência ou mesmo revolta na confissão que faz do seu dilema em “O que em mim sente stá pensando”. Mas ei-lo também a denunciar que estádesesperado e determinado em reaprender a sentir, através do verbo “Derrama” no v. 15, verso este que, igualmente, contribui para o vazio interior que este sente. É este mesmo vazio que ele estáansioso por preencher ao desejar “(...)poder ser tu(...)/Ter a tua alegre inconsciência,”. Todavia, ao querer continuar a ser ele, a ter a sua consciência ou simplesmente tornar-se a “sombra leve” da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabeça
  • Cabeça
  • Cabeça
  • cabeça
  • cabeça
  • cabeça
  • cabeça
  • cabeça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!