caatinga eco 1

Páginas: 19 (4695 palavras) Publicado: 27 de junho de 2015



caatinga
A palavra Caatinga significa mata branca e está ligado ao ressecamento das árvores. A vegetação da caatinga é rasteira e as árvores que perdem folhas ficam com sua tonalidade esbranquiçada, por isso recebe esse nome.
A caatinga está localizada na região nordestina do Brasil, é uma área depressiva com montanhas como a Serra na canastra e diamantina. Seu território tem aproximadamente850.000 km² entre os estados do Ceará e partes da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí e ocupa cerca de 12% do território nacional.



Localização da Caatinga.

CLIMA
Possui um clima tropical semi-árido, onde o período de seca pode se estender de 6 a 8 meses sem chuva. A média de chuvas chega de 500 a 600 mm anualmente. E nas regiões consideradas úmidas, queestão localizadas em áreas de transição com outros biomas, chegam a 800 e 1200 mm.
As médias de temperatura anuais são elevadas variando entre 25°c e 32°c, Mesmo sendo algumas cidades em litorais , mas estar mais perto da linha do Equador, centro da superfície da terra, onde recebe mais intensas radiações de calor no ano.
A sua rigidez climática pode ser conferida principalmente pela irregularidadena distribuição das chuvas no tempo e no espaço. Na estação seca a temperatura do solo pode chegar até 60°C.





SOLO
O solo é raso e pedregoso, com fragmentos de rochas na superfície, há a intemperismo físico e pouca erosão. Sua textura passa de argilosa para uma textura média.
Mesmo tendo aspectos de um solo pobre, o solo da caatinga é rico em minerais, onde havendo apenas irrigação do solopara que haja o florescimento da cultura implantada.
Quando há chuvas, o solo não consegue armazenar toda a água que cai devido as temperaturas elevadas, e acaba provocando intensa evaporação.
Na caatinga eles são variados, e suas colorações variam entre rosa avermelhado até um tom cinzento;
Os afloramentos rochosos existentes se tornam uma característica comum na região, que associada com ossolos rasos, propiciam as condições ideais para os cactos, que crescem nas pedras, em fissuras, ou em depressões onde há a acumulação de areia, pedregulhos e outros detritos, como o húmus.;



RELEVO
O relevo da caatinga varia entre 200 a 800 metros altitude. Há duas formações dominantes, os planaltos e as grandes depressões, formados de fragmentos de rochas.
As depressões são normalmente mais baixasque as áreas em seu entorno. As maiores depressões da região são a Sanfranciscana, a Cearense e a do Meio Norte.
O relevo da caatinga apresenta duas formações dominantes, os planaltos e as grandes depressões, formados de fragmentos de rochas, muitas vezes de grandes dimensões. As depressões são terrenos aplainados, normalmente mais baixos que as áreas em seu entorno. As maiores depressões daregião são as Sanfranciscana, a Cearense e a do Meio Norte.



PLANALTOS
O planalto da Borborema é uma formação que varia em média entre 650 e 1000 metros. Esse planalto é uma grande barreira para as nuvens carregadas de umidade que vêm do oceano Atlântico em direção ao interior. Quando essas nuvens chegam, elas se condensam, provocando chuvas nas regiões mais baixas do lado voltado para o oceano. Asnuvens não conseguem ultrapassar o planalto da Borborema. Isto dificulta a ocorrência de chuvas do lado oeste, que é marcado pela seca. Este lado seco é o que faz parte do bioma caatinga.

Planalto da Borborema

VEGETAÇÃO
A caatinga apresenta uma vegetação sertaneja, que sobrevive há longos períodos de estiagem, devido a sua casca dura e seca, conservando a umidade em seu interior. A região écaracterizada por uma vegetação herbácea tortuosa, com grupos de plantas cactáceas.
A Caatinga apresenta três estratos, o arbóreo de 8 a 12 metros de altura, arbustivo de 2 a 5 metros e o herbáceo abaixo de 2 metros. As folhas das plantas são finas ou inexistentes.
Algumas espécies de plantas possuem raízes na superfície, o que lhes permite, no período das chuvas, absorver o máximo possível da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eco 1
  • Eco 1
  • Biomas Brasileiros Caatinga 1
  • Degrada o caatinga 1
  • Os Dois Biomas Caatinga Cerrado Comunidades Eco Produtivas
  • Umberto Eco
  • eco logia 1
  • iNTRO eCO 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!