ca.colli

690 palavras 3 páginas
TEORIA DO CONHECIMENTO
Chamamos Teoria do Conhecimento a área da filosofia que investiga as questões sobre o conhecimento. Definimos conhecimento como a apropriação de dados que o sujeito realiza intelectualmente. Para tanto é necessário existir um sujeito do conhecimento, que por definição é aquele que conhece, e um objeto do conhecimento que por definição é aquilo que é conhecido. A relação entre sujeito do conhecimento e objeto do conhecimento, denominamos ato do conhecimento. Existem alguns modos de relacionarmos o sujeito e o objeto do conhecimento, a isto chamamos modos ou tipos de conhecimento. Estes são definidos segundo o meio em que é alcançado, ou seja, se o conhecimento adquirido tem como com meio os sentidos humanos (tato, olfato, paladar, audição e visão), o denominaremos de conhecimento sensível; se o conhecimento tem como meio a capacidade intelectual do ser humano (dotado de razão), o denominaremos de conhecimento racional; se o conhecimento tem como meio a fé do ser humano, o denominaremos conhecimento de fé.
Na teoria do conhecimento existem diversas correntes filosóficas defendem argumentos distintos quanto à questão do conhecimento. As teorias filosóficas do conhecimento polarizam-se em grandes problemas: Qual a natureza do conhecimento ? Qual o seu valor ou possibilidade? Qual a sua origem?

Algumas dessas teorias são: ceticismo, ceticismo absoluto e dogmatismo relativo
CETICISMO
Esta corrente de pensamento foi formulada, inicialmente, por Pirro de Elis (365-275 a.C). Ulteriormente, a doutrina recebeu formatação sistemática de Sexto Empírico (200-250 d.C). Busca demonstrar que as fontes do conhecimento, tanto pelos sentidos como pela razão, são insuficientes para o homem conhecer a verdade, uma vez que permitem inúmeros erros, que podem ser verificados na experiência e na história das teorias, que em uma época eram tidas como verdadeira e em outras como equivocadas e até absurdas. Com isso, o homem não deixa de tentar

Relacionados