C12011 3

5686 palavras 23 páginas
O processo evolutivo da produção de texto infantil

Carla Andréa Brande (UFSCar)
Orientadora: Prof. Dra. Claudia Raimundo Reyes (UFSCar)

INTRODUÇÃO
Muitas são as dificuldades encontradas no trabalho com as séries iniciais do Ensino Fundamental, particularmente na 2ª série, quando nos deparamos com o desafio de dar continuidade ao processo de alfabetização, iniciado pelas crianças no ano anterior. Dificuldades estas que se relacionam com a produção de textos, caracterizando-se pelo desconhecimento da melhor maneira de corrigir as produções escritas infantis fazendo-as evoluir, da falta de habilidade infantil em colocar parágrafos em textos (os quais geralmente são escritos do começo ao fim sem pontuação ou parágrafos) e a produção de histórias incipientes e curtas.
Neste contexto de incertezas e dificuldades, faz-se necessário fundamentar o trabalho em sala de aula com a produção de texto infantil nos objetivos a serem atingidos na 2ª série do Ensino Fundamental. No entender de AVELLAR (1995) “o papel previsto para a segunda série do 1º grau é, justamente, concluir etapa importante da alfabetização superando as dificuldades que as crianças apresentem diante do ato de ler e escrever que deve compreender não a codificação/decodificação de palavras, mas o entendimento e a produção de textos” (p. 24).
Considerar o trabalho com classes de 2ª série baseado na produção de textos significa compreender a alfabetização como um processo contínuo e complexo que envolve o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que vão desde a capacidade de simplesmente codificar e decodificar até a capacidade de posicionamento crítico a partir da leitura de um texto. A contribuição de ROCHA (1999) reafirma a posição tomada por este trabalho, ao entender que a “alfabetização envolve, portanto, desde a aprendizagem das relações fonema-grafema até as relações entre texto oral e texto escrito e a aprendizagem das peculiaridades do texto escrito” (p. 22).
Levando em consideração estes

Relacionados