Códigos e signos na comunicação

Páginas: 7 (1651 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Códigos e signos

• Síntese

. No começo do século XX, Saussure e Pierce foram os precursores da mesma ciência, a Semiologia, e, posteriormente, da Semiótica.
A Semiótica estuda a teoria dos signos como tal, e suas influências no individuo e na vida social.

“A Semiologia tem por objetivo estudar qualquer sistema de signos seja qual for sua substância, seja quais forem seus limites:imagens, gestos, sons melódicos, objetos e os complexos dessa substância que se encontram nos ritos, protocolos ou espetáculos, e se não se constituem em linguagem, são pelo menos sistemas de significação”.
Roland Barthes

A Semiologia é dividida em três campos: A Semântica, que condiz com os significados dos signos; a Sintática, que estuda a combinação dos signos; e aPragmática, que define as origens, empregos e efeitos dos signos, dentro de uma determinada situação.”
A Semântica estuda o significado dos signos, das palavras, das frases e dos discursos, estuda o significado das Cores, fotografias e vocabulários, e ainda estuda os signos não-verbais, como gesto e a expressão do corpo.

• Os signos

A comunicação humana é apenas uma pequena parte de umprocesso muito maior: o processo da informação.
O símbolo surge da necessidade de compartilhar com outros seres. Os símbolos são usados para intermediar uma mente com as outras, assim o símbolo faz parte da vida cotidiana, e assim vão trocando paralelos entre nossas mentes. Por exemplo: Quando vemos uma pomba, logo surge na mente à idéia de paz.
Inúmeros são os símbolos, eles sãoapenas uma pequena subdivisão do mundo dos signos. Signo é todo tipo de símbolo, podendo ser palavra, sinal, gesto e etc.
Os signos têm um significado diferente para cada um, são criações da imaginação. Quando se imagina um objeto, se percebe que ele tem cor e uma certa forma, e que existe no mundo real. Por exemplo, quando se imagina um animal como o gato, esse objeto é chamado de referente, vaiser chamado de gato, pois é a referência dada ao mesmo. Logo cada um terá na mente uma idéia ou imagem do referente gato. Essa imagem mental do objeto, o gato, é o seu significado, sendo que a representação física do gato como objeto é chamado de significante, pode ser uma representação escrita, som, desenho... O signo somente representará seu objeto para um intérprete.
Quando há semelhançaentre o referente e o significado e baseado na analogia, é chamado de signo icônico ou visual, ou seja, existe algo motivado entre o significante e o significado.
Os símbolos como os logotipos podem ser icônicos e se associarem a esses logos junto à inscrição correspondente. Os signos matemáticos não se encaixam nem no padrão icônico, nem no analógico.
O signo é mutável, pois pode serigual ao físico ou sofrer alteração analógica. Nessa malha de signos, os mais diferentes são aqueles que funcionam pelo simples fato de existir.
Dentro das atribuições dos signos é necessário lembrar que por ele ser universal, é derivado de uma convivência mútua, de modo que todas as pessoas associam o mesmo significado.
A linguagem humana fica enriquecida com as novas expressõessimbólicas, e pela capacidade de criar e transformar coisas, isto acontece por uma outra propriedade do signo, a conotação, que carrega significado complementar diferente do significado denotativo ou indicativo do signo.
Por outro lado, os signos não são estáticos, podem ocorrer mudanças de nomes e funções, todos partilham o dinamismo na própria sociedade, facilitando assim a comunicação humana.São poucos os signos utilizados pelo homem que são isolados, os mesmos sempre pertencem a um conjunto organizado.

• O Código

Cada código tem seu elemento, sendo assim, os próprios signos possuem suas regras de combinação. As letras do alfabeto estão dispostas e agrupadas segundo regras que formam sílabas, palavras, frases, orações, parágrafos.
A existência da comunicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Signos da comunicação
  • Comunicação, significação e signos
  • Codigo da comunicação
  • Códigos existentes na comunicação de dados
  • O paradigma da comunicação visual e dos signos identificadores e na sociedade contemporânea
  • O signo
  • signos
  • Signo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!