CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
O Código Florestal Brasileiro - Medidas Ambientais ou Econômicas¿
O código Florestal brasileiro sofreu varias modificações desde que foi criado em 1934, mas nunca perdeu o seu foco que foi sempre aproteção da floresta amazônica. Última mudança feita no código foi no ano de 1965 e até então estava sendo cumprida, porém o deputado Aldo Rebelo reformulou essas leis, e está aguardando a aprovaçãodos deputados e senadores, enquanto isso não ocorre o novo código já esta em vigor.
O código brasileiro é considerado o mais rigoroso do mundo mas esse titulo não é realmente aplicado na pratica, eas leis são facilmente ignoradas.
Entre as mudanças que o novo projeto apresenta, destacam-se a redução das APP’S (áreas de preservação permanente)com essa alteração, algumas áreas que antes era depreservação passam a ser terras de atividades agrícolas, fato que empobrece o solo e deixa-o vulnerável a desmoronamentos e enchentes, pois retiram a cobertura vegetal que o protege, comprometendoassim a vida da população.
Os agricultores que usarem essas áreas preservadas precisaram recuperar certa metragem de terras, mesmo essa medida sendo adotada, a quantidade de desmatamento será maior que aárea recuperada.
O governo também exige que ás áreas desmatadas a partir de 2008 seja replantadas de acordo com o novo código. Mas ambientalistas estão totalmente contra essa medida, pois osdesmatamentos que houve nos anos anteriores serão esquecidos.
De acordo com o depoimento dado pelo deputado federal Aldo Rebelo a revista veja, ele deixa bem claro “Meu projeto é para beneficiar os pequenosagricultores e interagir isso ao meio ambiente”. No entanto as medidas que estão sendo abordadas visam apenas o lucro e o crescimento de ruralistas, o meio ambiente está servindo apenas comomerchandising.
Se realmente esse código está sendo restaurado para atender as questões ambientais, então primeiro, deveriam exigir que as áreas desmatadas desde 1999 fossem recuperadas, melhorando assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Codigo Florestal Brasileiro
  • CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO
  • Codigo florestal brasileiro
  • Codigo florestal brasileiro
  • Codigo florestal brasileiro
  • Codigo florestal brasileiro
  • Código florestal brasileiro
  • Introdução ao código florestal brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!