Código defesa do consumidor

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
Trabalho – Exposição dos motivos para criação do Código de Defesa do Consumidor


18/06/2012

Profa. Luiza Chabes
TEC. PROCESSOS GERENCIAS GEX



Sumário
1. ORIGEM DO DIREITO DOCONSUMIDOR 2
2. DIREITO DO CONSUMIDOR NO BRASIL 3
3. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS PARA CRIAÇÃO DO CDC 4


1. ORIGEM DO DIREITO DO CONSUMIDOR
Rudimentares normas jurídicas relativas a direito do consumidorexistem desde tempos muito remotos na História da Humanidade. Na civilização mesopotâmica, o legislador babilônico, no Código do Rei Hamurábi, já eram fixadas regras com este conteúdo, tais como que,existindo vício na obra de embarcação, o construtor teria, por obrigação, que refazer com recursos próprios:

235. Se um armador construir um barco para outrem, não fizer um bom serviço e durante o mesmoano aquele barco ficar à deriva ou for seriamente danificado, o armador deverá consertar o barco às suas próprias custas. O barco consertado deve ser restituído ao dono intacto.

O código hindu,chamado Manu para homenagear um mítico muito respeitado na Índia, que vigorou entre os séculos II a.C. até II d. C., em seu livro oitavo, já configurava o ressarcimento por percas e danos, tendo emvista os vícios redibitórios, decorrentes de venda de produto cujo gênero tivesse sido adulterado ou a se o produto entregue fosse inferior ao outrora acertado.

O Direito Romano também se preocupou comos prejuízos dos consumidores decorrentes de compra de produtos que continham vícios e, por isso, delegou ao fornecedor toda responsabilidade advinda dos vícios da coisa vendida, inclusive quandoeste não tinha tal conhecimento, deveria ressarcir o dobro do valor cobrado pela coisa para o consumidor.

Nos Estados Unidos, atendendo a necessidade dos consumidores, em 1962, o então presidente dosEstados Unidos da América, John Fitzgerald Kennedy, consolidou as normas inerentes ao consumidor, o tão esperado Código de Defesa do Consumidor norte-americano. A partir disto, o consumidor passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Codigo de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Resumo- código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Codigo defesa do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!