Código de Manu

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Escrito sobre dois mil, seiscentos e oitenta e cinco dísticos e distribuídos em doze livros, o Código de Manu, vigora ate os dias de hoje sobre a Índia, não tanto como antigamente, mas ainda exerceum grande papel e uma boa influência.
Manu é um personagem mítico constantemente citado e enaltecido como legislador e abrange todo o gênero da literatura Indiana. É descrito pela lenda como um antigosábio, um rei, um legislador, descrito como o único sobrevivente de um grande dilúvio. O Código de Manu faz parte de uma coleção de livros bramânicos, debaixo de um manto religioso e politico,escrito em sânscrito, língua da Índia, estabelecido como a legislação do mundo indiano. Escrito entre os séculos II A.C. e II D.C., de uma forma poética e imaginosa, ele estabelecia diante a aplicação desuas leis o sistema de castas na sociedade Hindu, a qual não se permitia que houvesse a mistura das mesmas. O Código de Manu faz referencias a valores que em hipótese alguma poderiam ser quebradas, comoa verdade, justiça e respeito.
Como descrito, Código de Manu, vigorava diversas leis, as quais eram mais consideradas do que o próprio poder do rei. O Código de Manu não teve a importância do Códigode Hamurabi, na antiga Mesopotâmia, ou do Código de Mosaico, de Moisés, assim sendo diferente das leis das XII Tábuas, as quais extinguiam as diferenças de classes, ele foi apenas um marco naevolução da cultura jurídica da Índia. Como dito, o Código de Manu funcionava de acordo com a casta, fazendo valer sobre a sua posição social.
A mulher sempre foi excluída da sociedade. Dentro deste códigoela só poderia dar seu testemunho quando houvesse a ausência de testemunhas para determinação dos fatos, ou somente quando uma mulher fosse julgada. Chegou a ser considerado, de todos os tempos, o maisrigoroso código em relação à mulher. Ao caso de descendência, o homem esperava que a esposa lhe desse um filho homem, o qual poderia assumir seu patrimônio posteriormente e o pai poderia alcançar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de Manu
  • O código de manu
  • Codigo de manu
  • Código de manu
  • Codigo de manu
  • Codigo de manu
  • Codigo da manu
  • Código de Manu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!