Código de detecçãoo e corretor de erros

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 14 de julho de 2015



Código de detecção e correção de erros



Escola técnica de Brasília
Turma: 3ºM
Aluno: Hans Barbosa
Professor: Ricardo Antonio

Detecção de erros:
Em detecção de erros, já definido, pode ser utilizado por diversos métodos como: Método de repetição, método de paridade, Checksum, método de redundância cíclica e códigos de Hamming. Estes métodos, seguindo seus próprios conceitos, irão de algumamaneira, detectar o erro para passar a correção de erros. O que tem em comum entre todos estes métodos é a utilização de inserção de bits extras, funcionando de uma maneira fácil de compreender: emissor enviar junto à informação original bits a mais, então o receptor calcula estes bits a mais, enviados, bits extras.
Método de repetição
Este método é considerado problemático, muito comum, semmuita eficiência, pois ao enviar uma mensagem, são enviados três repetições desta mensagem, ou seja, um método que apenas envia repetições da mensagem e, a partir da comparação destas mensagens se detecta se há ou não erro.
Vamos trabalhar em cima de um exemplo para melhor entender este método: se pretender enviar a mensagem “Hello World” será enviado “Hello World Hello World Hello World”. Então secaso chegasse ao receptor a mensagem “Hello World Hello World Hello Torld” este método observa que há uma discordância nas mensagens então detecta o erro.
A má eficiência deste método está no caso de enviar as três vezes uma mensagem e estas três estiverem erradas. Para melhor entender sua pouca eficiência, vamos pegar o mesmo exemplo da mensagem “Hello World”. O emissor pode enviar “HelloWorld”, pode ocorrer o erro sendo transformado em “Hello Torld” e então chegará ao receptor a seguinte mensagem: “Hello Torld Hello Torld Hello Torld”, ou seja, aqui está o problema deste método, pois a mensagem irá ser considerada como correta, não detectando erro algum.
Método de paridade
O método de paridade também é considerado ineficiente, porém é o mais utilizado na detecção de erros.
Este métodonão tem segredo algum, é fácil de entender. Ele consiste em ser adicionado, pelo transmissor, um bit de redundância (bit de paridade) após ou antes da seqüência de bits que pertence à mensagem. Esse bit adicionado segue a seguinte regra: caso apareça o bit “1” número impar de vezes é adicionado 1, exemplo: 0100101 paridade = 1; caso apareça o bit “1” número par de vezes é adicionado 0, exemplo:010101010010100, paridade = 0;
Vamos aqui dar um exemplo que dê certo. O caractere H na mensagem “Hello world” é dado em bits por: 1000001. Em seguida, o bit de paridade é calculado e depois enviado: 1000001x, ou seja, existem dois bit “1” então seu bit de paridade é par, adicionando bit de paridade “0”, sendo enviado: 10000010. No receptor, esse calcula a paridade da mensagem enviada com o bit deparidade x adicionado, observa que x = paridade então determina mensagem correta.
Em caso de erro, vamos citar um exemplo. Há o envio do bit “00101”, sendo primeiro “0” como o bit de paridade, porém o receptor recebe o seguinte código: “00001”, ou seja, o circuito de verificação de paridade percebe que há apenas um único “1”, isto é impar, então é detectado o erro.
Checksum
Este método é muitosimples e fácil de compreender, consiste em transmitir todas as palavras junto com o resultado da soma dos bits delas. Vamos trabalhar em cima de um exemplo para melhor compreender:
Dado os dados iniciais de duas palavras de 8 bits: 00111101 00001101, estes valores são somados dando resultado ao checksum: 01001010. 00111101+00001101 = 01001010 -> Checksum 10110101 -> Checksum invertido
O emissorenvia o checksum invertido ao receptor. Em seguida, como o próprio nome desse método já diz, no receptor as palavras são novamente somadas e comparadas com checksum que foi enviado, ou seja, checar a soma.
Para a detecção de algum erro, se em qualquer um dos dados transmitidos tiver algum erro este será descoberto, pois no receptor é recalculado e ocorre a soma do novo checksum com o checksum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Códigos Corretores de Erros
  • Codigos Corretores
  • CODIGOS DE ERRO
  • ERROS DE VENDAS CORRETOR JOSÉ
  • código de ética para o corretor de imoveis
  • Codigos ciclicos de detecção de erros
  • codigo de detecção de erros
  • Codigos de Erro X25

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!