Código de defesa do consumidor - estudo de caso da cvc

Páginas: 4 (921 palavras) Publicado: 21 de março de 2013
O código do consumidor e o turismo: estudo de caso do Ritz Lagoa da Anta Urban Resort
A partir do início do século XX, houve um grande crescimento da atividade turística, devido principalmente asnovas leis trabalhistas que dão direitos aos trabalhadores, como redução da jornada de trabalho e férias remunerada. Além disso, as novas possibilidades de crédito oferecidos ajudam na difusão doturismo de massas, sendo realizado, principalmente, pela classe média, a partir da década de 60. (BARRETTO, 1995)
Ainda no século XX o turismo passou a ser objeto de interesse entre os estudiosos dediversas ciências, e iniciou-se a formação teórico-conceitual que possibilita até os dias atuais o estudo do fenômeno. Além disso, com o grande boom do turismo no século passado, e o crescimento do estudodo fenômeno devido a sua importância econômica, viu-se a necessidade de aperfeiçoar o estudo sobre a relação entre as áreas do Direito e do Turismo.
Os problemas judiciais que são enfrentados porturistas em seu período de férias cresceram nos últimos anos, aumentando a necessidade de estudos e leis que protegessem o turista, que não é apenas consumidor do espaço turístico, mas também eprimeiramente dos serviços turísticos que são oferecidos e utilizados desde o início do deslocamento do cliente ou mesmo da compra do destino em uma agência. Segundo a World Travel Organization (WTO), oturismo movimenta hoje cerca de 50 setores da economia, e gera uma receira de aproximadamente 9 trilhões de reais ao ano e é um dos setores que mais cresce no mundo (WTO). Inclusive o governo do Brasilpercebeu a importância econômica e social do fenômeno no país, e em 2003 criou um Ministério próprio para o Turismo.
Segundo MATTEDI (2006), o crescimento do turismo foi tanto desde o século passado noBrasil que “a partir de então começaram a despontar iniciativas e para definir as relações jurídicas decor rentes da atividade turística. O país, os empresários e os próprios usuários do turismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso código de defesa do consumidor e procon
  • Estudo Dirigido
  • CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
  • Código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Codigo de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!