Código de Barras

Páginas: 12 (2864 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013

Um Sistema Importante, Mas Pouco Observado.
Nos dias atuais quando você compra um produto e passa pelo processo de pagamento nos caixas a agilidade no qual é feito a identificação da mercadoria- características e preço- via código de barras pode não chamar muito atenção, mas é de grande importância em um processo logístico que visa errar cada vez menos, atender bem e rápido, alemde manter organizada e informada uma cadeia de suprimentos.
Antigamente todo tipo de comercio utilizava etiquetas para notificar o preço de qualquer produto (lembrando que ainda existem empresas que utilizam esse método), para saber quanto valia tal mercadoria e assim totalizar manualmente uma compra. Mas com a invenção dos códigos de barras nos anos 70 nos Estados Unidos percebeu-se que comesse sistema de identificação as empresas passariam a perder menos tempo e diminuiriam a margem de erros com as coleta de dados do produto, alem de manter um controle maior de seus estoques.
Quem se lembra da operação de varejo no Brasil antes dos anos 90, quando a tecnologia era “proibida” por aqui, sabe a grandeza que representa a automação comercial. Nos supermercados, por exemplo, ofuncionário do caixa procurava a etiqueta de preço de cada item e digitava o valor em sua máquina registradora, fazendo a soma. Muito usual também era ver uma empresa do comércio “fechada para inventário”, visto que o controle era praticamente todo manual e demandava muito tempo, espaço e pessoas. Apenas as lojas menores podiam se dar ao “luxo” de conhecer mais de perto os clientes: anotava-se emsua ficha, ou na caderneta, os produtos comprados e os pagamentos realizados. Neste quadro cabe muito bem a expressão: “isto é coisa do século passado!” Mas lembre-se: faz menos de 15 anos.


Com a (tardia) entrada dos microcomputadores no Brasil, houve uma revolução na administração de varejo. O funcionário do caixa, ao invés de simplesmente somar preços, passou a entrar com o código dosprodutos, e o sistema informatizado fazia o resto: totalizava as vendas, dava baixa no estoque, emitia relatórios atualizados, informava a comissão dos vendedores e tudo mais. Foi um enorme salto de produtividade. Mesmo assim, ainda era possível melhorar: ao invés do usuário entrar com os dados, por que não o próprio sistema capturá-lo? É aqui que entra o código de barras, uma tecnologia aplicada amuitas áreas: indústria, comércio, bancos, bibliotecas, hospitais, bancos de sangue, correios, transportes, controles de acesso etc.
Todas as definições sobre Logística levam a todos a crer que o mais importante é satisfazer o cliente, e o código de barras colaborou muito para que isso seja alcançado. Hoje podemos observar em supermercados, como os códigos fizeram com o tempo de espera nas filasdiminuíssem muito graças e um sistema que existe atrás dele. Conforme os produtos vão sendo identificados no caixa, os preços já vão sendo calculados automaticamente e tendo suas respectivas baixas no controle de estoque.
Alem de serem bem atendidos os consumidores gostam de qualidade e principalmente disponibilidade do produto, mas as empresas no contexto atual têm como filosofia de trabalho tersempre as mercadorias a disposição, mas com o menor estoque possível. Assim sendo necessário um constante reabastecimento de mercadorias quando necessário, mas que para isso seja possível é importante haver um controle do que está saindo e de quanto é preciso comprar. No caso de empresas que fornecem produtos é possível saber como está o seu próprio estoque e o de seus clientes também.
Todasessas informações interferem diretamente nas estratégias de transportes, estocagem, marketing – desde que só é possível divulgar um produto ao qual esteja disponível-, e vendas.


Assim podemos observar que apesar de ser um programa simples e que devido ao cotidiano é passado despercebido, o código de barras é muito importante e fez com que dentro da logística e especificamente nas empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • codigo de barras
  • Codigo de barras
  • Codigo de barras
  • Código de Barras
  • Codigo de barras
  • código de barras
  • Codigo de barras
  • Código de Barras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!