Código de ética dos profissionais de enfermagem – resolução cofen - 240/2000

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Universidade de Brasília
Faculdade de Ceilândia
Ética, Bioética e Legislação
Gabriela Matheus Messias Silva – 10/0011543
Resumo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – ResoluçãoCOFEN - 240/2000
O Código de Ética fica aprovado para aplicação na jurisdição de todos os Conselhos de Enfermagem. Os profissionais devem requerer o código no COREN onde exercem suas atividades.
Oprimeiro capítulo dispõe sobre os princípios fundamentais, onde diz que a Enfermagem é comprometida com a saúde do ser humano e da comunidade. O enfermeiro promove ações que visem satisfazer àsnecessidades de saúde da população; respeita a vida, a dignidade e os diretos da pessoa humana; exercer suas atividades com justiça, responsabilidade e honestidade; visa a promoção da saúde como um todo eexerce a profissão com autonomia, respeitando os preceitos legais da Enfermagem.
O segundo capítulo traz os direitos, onde diz que o enfermeiro deve recusar-se a executar atividades que não sejam de suacompetência legal; recorrer aos COREN quanto a ser impedido de cumprir o código; participar de movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração e váriosoutros, lembrando que o cliente sob sua responsabilidade deve ter garantida a sua assistência continuada.
O terceiro capítulo dispõe as responsabilidades, que traz principalmente assegurar ao cliente umaassistência de Enfermagem correta e responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais.
O quarto capítulo traz os deveres da Enfermagem, entre eles garantir a continuidade daassistência de Enfermagem, respeitar e reconhecer o direito do cliente e colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em casos de emergência.
O capítulo quinto traz as proibições, asquais negar assistência em Enfermagem em casos de urgência; abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia da continuidade da assistência; sobrepor o interesse da ciência ao interesse e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de ética dos profissionais de enfermagem
  • Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
  • Código de ética dos profissionais de enfermagem
  • Ética profissional em enfermagem: análise da ética para profissionais da enfermagem.
  • Código de Ética Profissional do Contabilista – CEPC (Resolução CFC 803/96)
  • Codigo de ética enfermagem
  • Resumo codigo de etica de enfermagem
  • CÓDIGO DE ÉTICA ENFERMAGEM DO TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!