Código ética administrador

Páginas: 7 (1550 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
Escola Superior de Administração, Direito e Economia
Curso de Administração
Disc: Filosofia e Ética
Profª Me. Bianca S. Costa

TRABALHO 1

Análise do código de ética profissional

Alunos: Gabrieli Baldissera, Jamila Ribeiro da Silva, Jorgenei da Rosa Vasconcellos,
Juliano J. de Oliveira, Marcos Vinícius Salazar Machado e Vanessa Melo da Silva

Turma: _________

CURSO:Administração

1. Quais são os valores que mais se expressam no código de ética de sua profissão? Nomine-os.
São valores do código de ética do Administrador: postura pró-ativa, confiabilidade, responsabilidade social, lealdade, respeito, sigilo, honestidade, solidariedade, trabalho em equipe e generosidade. Além de combater práticas de assédio moral, abuso de poder, assédio sexual, exercícioilegal da profissão e má-fé (suborno).

2. Quais são as atribuições do profissional de sua área?
O código de ética do Administrador prevê como atribuições: agir em busca do bem comum e da realização individual, exercer a profissão com respeito a si próprio como administrador, ao cliente, ao empregador, as organizações e a sociedade. Seguir as orientações do código de ética do Administradorfundamentado no desenvolvimento do profissional e no seu papel na sociedade.

3. Quais as responsabilidades / deveres de sua profissão com:
a. Contratante / empregador
São deveres do contratante/empregador exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse dos clientes, instituições e da sociedade sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas eindependência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal. Manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional.

b. Com os clientes
São deveres do administrador com os clientes comunicá-los sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, asmelhores soluções e apontando alternativas. Informar e orientar a respeito da situação real da empresa a que serve; esclarecer sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.

c. Com a sociedade
São deveres do administrador com a sociedade manifestar em tempo hábil e por escrito, a existência de seu impedimento ou incompatibilidade para o exercício daprofissão, formulando em caso de dúvida, consulta ao CRA no qual esteja registrado;

d. Com outros profissionais da mesma profissão
É dever do administrador para com os profissionais colegas de profissão, não prejudicar, por meio de atos ou omissões, declarações, ações ou atitudes. Recusar cargo, emprego ou função, para substituir colega que dele tenha se afastado ou desistido, visando àpreservação da dignidade ou os interesses da profissão ou da classe; evitar desentendimentos, usando sempre que necessário, o órgão da classe para dirimir dúvidas e solucionar pendências.

e. Com a justiça
É dever do administrador com a justiça fazer o que está na lei, jamais contribuir para a realização de ato contrário, ou fraudá-la, ou praticar, no exercício da profissão, ato legalmentedefinido como crime ou contravenção. Não deixar de cumprir, sem justificativa, as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regional de Administração. Não podendo apresentar declaração, documento falso ou adulterado, perante as entidades da profissão de Administrador. Ter conhecimento da tramitação dos processos em que seja interessado, desde que requerido. Fazer-se assistir ou representar porAdvogado, Administrador ou pelo Sindicato dos Administradores a que pertencer.

4. Destaque três modalidades de práticas / atos ou ações proibidas ou vedadas ao profissional de sua área (escolha três que tenham graus de gravidade diferentes – baixo, médio e alto)
Nível de gravidade – Baixo: É vedado ao administrador: Pleitear, para si ou para outrem, emprego, cargo ou função que esteja sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de ética do administrador
  • Resumo do Codigo de Etica do Administrador
  • codigo de etica do administrador
  • Código de ética do administrador
  • O Código de Ética Profissional do Administrador
  • Código de ética do profissional administrador
  • Código de ética do administrador
  • Análise do código de ética do administrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!