Círculo Cromático

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
1. INTRODUÇÃO
O círculo cromático é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes ele é representado fatiado como uma pizza, com 12 pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito. Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias e terciáriasseparadas, assim como a escala de tons da cada uma delas. Conhecer o círculo cromático pode ajudar a criar combinações de cores, é usado por artistas plásticos, estilistas, consultores de estilo e mais uma infinidade de profissionais para conseguir uma harmonia de cores perfeita.
A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. O geólogo e romancistaalemão Goethe estabeleceu no início do século XIX a Teoria da Cor Pigmento, que viria a explicar pela mistura alguns dos aspectos básicos da cor muito utilizados na pintura. Essa teoria foi desenvolvida no começo do século XX pelos pintores alemães Johannes Itten e Paul Klee, professores na Bauhaus, que ampliaram com trabalhos nesta escola de arte o modelo teórico iniciado por Goethe. Itten identificouna composição da cor por pigmento sete contrastes básicos presentes no Círculo Cromático.
No triângulo do centro temos as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) que geram as cores secundárias (roxo, verde e laranja). Nos círculo externo temos todas as cores, inclusive as terciárias geradas da mistura das primárias com as secundárias.








2. DESENVOLVIMENTO

O círculo cromáticoé um instrumento muito útil para saber caracterizar os relacionamentos especiais entre as cores, é uma paleta composta por doze cores, sendo elas: 
Cores Primárias:
O amarelo, o azul e o vermelho são cores primárias. Ou seja, elas são puras, sem mistura. É a partir delas que são feitas as outras cores.



Amarelo
Azul
Vermelho

Cores secundárias:
O verde, o laranja e o roxo são coressecundárias. Cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias.




(Amarelo + Azul)Verde
(Amarelo + Vermelho)Laranja
(Azul + Vermelho)Roxo


Cores terciárias:

As cores terciárias são resultante da mistura de cores primárias com secundárias como exemplificado nas misturas abaixo.



(Vermelho + Roxo)Vermelho arroxeado

(Vermelho + Laranja)Vermelho alaranjado

(Azul + roxo)Azul arroxeado




(Amarelo + Laranja)Amarelo alaranjado
(Amarelo + Verde)Amarelo esverdeado
(Azul + verde)
Azul esverdeado









HARMONIA CROMÁTICA

Cores análogas
São as cores que não apresentam contraste entre si. Elas são constituídas de uma base cromática em comum. São vizinhas no disco cromático.
Cores complementares
São cores contrastantes entre si. Nelas não hápigmentos em comum, por isso quando misturadas formam, completam a soma de todas as cores. No disco cromático estão localizadas em posição oposta.


Cores harmoniosas
São aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atrativo. O círculo cromático ou roda das cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmónicas. Paratrabalhar bem as harmonias, é sempre aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor ou escala tonal, luminosidade, saturação.
1. Harmonia Monocromática
É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores. O esquema ou harmonia monocromáticautiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor. Estas harmonias luzem simples e elegantes, de fácil percepção ao observador especialmente quando se trata de tons azuis e verdes. A cor principal pode ser combinada com cores neutras, preto e branco, no entanto pode ser difícil quando se utiliza esta harmonia, ressaltar os elementos mais importantes.





2. Harmonia Análoga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CÍRCULO CROMÁTICO
  • Círculo cromático
  • circulo cromatico
  • O que e para que serve o Circulo Cromatico
  • Círculo cromático/moda
  • Círculo cromático de Newton
  • circulo
  • Círculo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!