Cícero

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014







Prudência, poderes e magistrados - palestra EMERJ
Professores: Cláudia Beltrão e Carlos Gustavo Vianna Filho
Abertura: Carlos Gustavo Vianna Filho.
Disciplina: Direito Romano
Aluna: Claudinéia Regiane de Barros
PUC RJ

Nosso sistema de pensamento é romanista desde 1916.
Aplicação do corpus iuris civilis, a partir de Justiniano e sua importância dentro de áreas especificamdo Direito:

Cidadão
Família
Propriedade
Casamento

Direito Arcaico:

Realeza, República, Império e Dominatto

Desde que se utilizava a expressão “devolver um bem, por defeito oculto”, que era de origem odiosa, os escravos, por exemplo, no direito a relação do passado e presente, sempre será lembrada.
O direito é uma ciência de natureza conservadora, tradição e costumesdesde a Roma antiga, por Hering, nascimento do direito em Roma, homicídio e a ordem.
Rômulo, e a fundação de Roma, interligação da filosofia jurídica e a interligação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, desde a época de Políbio e a constituição mista em Roma.
Montesquieu instituiu os poderes. Napoleão com suas idéias romanistas, Roma sempre foi descrita e lembrada, asassembléias o senado e as magistraturas, mesmo para Cícero e Políbio a base e o equilíbrio dos poderes não era entendido, porém desde que cada um deles não invada o espaço do outro, tanto do executivo, legislativo e judiciário, para Montesquieu pretores, não atuavam como os judiciários de hoje, todos os conceitos do direito em Roma, moldado e fundado em Roma, que nada mais seria o direito públicoRomano, o casamento na Roma antiga para nós é o contrato de hoje em dia, suas influências, do direito clássico jurisprudencial, reflete na influência do direito administrativo, constitutivo e público e poucos autores cuidam destra parte em se tratando de Roma.
O direito público romano, no mundo moderno, foi reconhecido como conceito só a partir do final do Século XVII, como sendo um conceitode estado constitucional.
Direito Romano, voltar para suas fontes seria o correto, porém não estamos preparados para entender o latim, por exemplo, como o conceito da constituição mista nos afastou à medida que publicizamos, o pensamento do direito e uma influência jurisprudencial desde o final da República.
No início do império, os pensamentos de Cícero e suas fontes aristotélicas sempactuar com os pensamentos de Platão, levam ao silogismo de um modo geral até uma situação concreta.
As questões da decisão, mas justa, o pensar do império romano nos trás reflexões, interpretações para o direito hoje utilizado.

Introdução:

Prudência, poderes e magistratus.
Professora: Claudia Beltrão

1. O estudo do direito
2. Roma e o direito
3. Direito Privado

Prudentia e prudensem Cícero.

“Nós romanos, somos superiores em religio, pelo qual os cultos dos deuses” (cultis deorum).

Quem se dedica ao estudo da história do direito e todo seu universo cultural nos faz delimitar nosso mundo e sua deformidade e incompreensão. O latim clássico e o neo latim, e um ofício do historiador, muitas frases e linguagens cotidiana.
A Roma republicana e a Roma antigatrouxeram para nossa modernidade questões que matizaram o direito, em altos níveis de circulação.
Lei romana, sistema secularizado “documentação romana”, jamais houve rompimento entre as linguagens.
O colégio dos sacerdotes Ius clibe romano, seriam os experts em Lei, quem não era pontífice, como seus quinze homens para os sacrifícios e sete homens para os banquetes, á partir do século II, asleis religiosas enterros, testamentos etc.
No século IV e III, posto dos magistratus conectados em matéria de governo e lei sempre detectou que o direito e a religião não eram separados, concepção e conceitos acadêmico exclusivamente moderno e sistemas religiosos antigos, não podem abandonar a religião, nossas atitudes nossas idéias, incompreensão entre a religião e o direito.
Alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CICERO
  • Cícero
  • cicero
  • Cicero
  • Cícero
  • Padre cicero
  • A vida de cícero
  • texto cicero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!