Cícero dos deveres

Páginas: 3 (533 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Platão. A república.
Conceito de justiça:

*  Justiça como uma virtude universal com características psicológicas, políticas, éticas e jurídicas. É justiça que coordena toda a harmonia ehierarquia da comunidade.

* Todos os argumentos platônicos tinham como interesse o convívio na Polis.

* A Justiça deve ser o princípio das relações políticas dos indivíduos, tratando a mesmacomo um bem coletivo, e não individual.

* Sócrates afirma que cada pessoa deve realizar sua própria tarefa, "aquela para qual a sua natureza é a mais adequada”.

* Platão usa seus artifíciosdialéticos

* Trasímaco se propõe a definir a Justiça, afirmando que a justiça é: o interesse do mais forte, usando o governo, pois este é considerado o setor mais forte em cada cidade, afirmandoque estes fazem as leis para seu próprio benefício.

““E cada governo faz as leis para seu próprio proveito: a democracia, leis democráticas; a tirania, leis tirânicas; e as outras a mesma coisa;estabelecidas estas leis, declaram justo, para os governados, o seu próprio interesse, e castiga quem os transgride como violador da lei, culpando-o de injustiça” ***Sofística: Na medida em que se dão conta da ‘mágica’ do discurso, cria-se umaespecialização dessa arte dando maior capacidade de persuasão aos que possuem o ‘dom’ da palavra. Isto gera consequências para a justiça, pois os que podem melhor argumentar podem manipular as pessoas de acordocom seus interesses.


* Equipara a justiça a uma espécie de“medicina” da alma, isto é, que a restabelece ao seu estado original de harmonia consigo mesmo. 

* Gláucon propõe uma apologia da injustiça, dizendo que os homens injustos levam sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dos deveres cícero
  • Fichamento
  • fichamento cícero dos deveres
  • fichamento Cícero dos deveres
  • O dever pátrio nas obras dos deveres e da república, de cícero
  • cicero
  • CICERO
  • Cícero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!