Céu azul

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O perfil do Colonizador do Brasil
No primeiro capitulo do livro, raízes do Brasil, Sergio Buarque critica o personalismo exagerado (que não tolera compromissos) e suas consequências e procura no que ele chama de falta de coesão em nossa vida social, responsabilizando o tipo de colonização realizada pelos portugueses em especial comparados à América inglesa e espanhola, dizendo ser esta umacolonização de mera exploração realizada por uma nação de mentalidade nobre e ociosa. A primeira característica do português é o espírito aventureiro e o desejo exploratório voltado apenas para o enriquecimento da metrópole.
Sérgio Buarque critica também a mentalidade tradicional que ele chama de sociedade de privilégios, e atribui a aversão ao trabalho manual e mecânico a responsabilidade pelaexploração indiscriminada da colônia ao invés da preferência pelo seu desenvolvimento, ou seja, o Brasil colônia só seria visto como uma dispensa, no qual o que faltasse para a metrópole seria suprido através da exploração exacerbada da colônia.
Tais pensamentos fizeram com que ocorresse na colônia um atraso, sendo representado pelas tradições tanto nobiliárquicas quanto católicas prejudicando odesenvolvimento da colônia como consequência de um atraso da própria metrópole.
Na segunda parte do seu livro, Sergio Buarque faz uma descrição de dois tipos de personalidades encontradas na época, os trabalhadores e os aventureiros, onde o perfil do colonizador português seria um perfil de aventureiro. O fato de ser o português um povo voltado às aventuras que aqui representavam os descobrimentos,com o intuito de conquistar novas riquezas sem levar em conta os frutos que seriam colhidos em forma de trabalho que a colônia viria a oferecer. Esse espírito aventureiro pode ter sido benéfico ao português pois ele se adaptou melhor as regiões tropicais.
Observa-se também a herança rural implantada pelos portugueses que se somava a um atraso em relação às técnicas utilizadas para odesenvolvimento da agricultura, cultura empregada no Brasil Colônia. A utilização da enxada no lugar do arado e a não utilização do bagaço da cana como combustível além da falta de cuidado com o solo que era altamente explorada sem o mínimo de tolerância. Essas características eram marca do perfil e administração do português, preocupado apenas em usufruir da terra e não em desenvolve- lá, nesse casoaumentando a produtividade, com o pensamento de fortalecer apenas a metrópole.
Além de técnicas, os colonos aproveitaram da mão de obra escrava que já era utilizada em Portugal com isso, o povo indígena seria praticamente descartado, pois aparentemente viviam sem o mínimo de esforço braçal, além disso, os portugueses ainda se aproveitaram de muitas técnicas indígenas de produção, blindando assim oíndio.





Qual o sentindo da colonização do Brasil?
Segundo Caio Prado, no caso brasileiro, seria necessário reconstituir o conjunto da nossa formação, nos seus pequenos detalhes, como os seus antecedentes, referindo-se aos três séculos de atividade colonizadora que caracterizam a história do Brasil Colônia e das nações europeias, partindo do século XV, onde a atividade integrada a umnovo continente na sua conjuntura,formaria o seu povo e a sua cultura. Dessa forma, o Brasil começa a se desenhar enquanto sociedade sob um contexto no qual predomina a produção voltada para o mercado exportador e, na condição de colônia exploratória, onde estava enfadado a olhar para o horizonte, vendo que o improviso, a atividade manual e o descompromisso por parte do colonizador faziam com quese freasse o pensamento que viabilizaria o surgimento de uma organização social de fato sólida, de fato com um espírito patriota.
Em relação a tal problemática, Caio Prado Júnior afirma que para se compreender a história brasileira é preciso localizar o seu sentido, que se define na nossa formação colonial e que para isso seria necessário promover um estudo analítico com o intuito de achar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Céu azul
  • Por que o céu é azul?
  • Por que o céu e azul
  • por que o ceu e azul?
  • Porque o céu é azul
  • PQ o céu é azul
  • Céu azul com estrelas
  • Porque o ceu é azul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!