Cérebro

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
 Outrora fomos considerados simples animais, vagueando pelo planeta Terra como um. Mas, através de um dos maravilhosos acontecimentos do universo, a evolução, passámos de um simples Australopithecus a um grandioso Homo sapiens!
Interrogamo-nos acerca da origem desta separação entre os animais e os homens. O que é que nos concede a habilidade de recorrer à razão para resolver os problemas dodia-a-dia. A resposta é simples! O nosso cérebro, que é o processador da melhor máquina alguma vez criada, pelo menos pelo que conhecemos neste sistema planetário… Deixemos a vida alienígena para outro dia e vamos entrar neste assunto extraordinário!

O Cérebro

Este órgão faz parte do encéfalo, sendo este último muita vez confundido como o cérebro. O encéfalo é o centro do sistema nervosocentral, que será abordado mais à frente neste trabalho.
“O cérebro humano não é o maior órgão do corpo. Pesa apenas cerca de um quilo e trezentos gramas. No entanto, esta estrutura maravilhosa é a fonte de todo o comportamento humano (…) Permite à pessoa agir com base em informações recebidas, controlando a capacidade motora dos músculos. O cérebro gera emoções e permite que se esteja atento aelas. É a fonte da cognição, da memória, dos pensamentos e daquilo que chamamos inteligência…”
Wolfe, Patricia, Compreender o funcionamento do cérebro, Porto: Porto Editora 2004, p 9

Como podemos ver o cérebro, apesar de não ser o maior nem o mais pesado órgão do corpo, é sem dúvida um dos mais importantes senão o com maior importância.
É necessário então para melhor entendercomo funciona analisarmos a sua constituição física.






Elementos Estruturais e Funcionais do Sistema Nervoso

O sistema nervoso é a parte do organismo que coordena as suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo. Estas ações são envolvidas grande parte das ocasiões em processos que se iniciam nos órgãos dos sentidos (olhos, nariz,boca…), que recebem informações do meio ambiente. Estas informações vão ser interpretadas e tratadas pelo sistema nervoso que dará o sinal verde para que as respostas a estes estímulos sejam dadas. Resumindo, existem recetores que recebem estímulos, externos ou internos; mecanismos de processamento (sistema nervoso) que como o nome indica processam a informação; e os efetores que dão início àsreações aos estímulos.

O Neurónio

O neurónio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. É graças a estas células que as mensagens do exterior e do interior do corpo são captadas e enviadas para o sistema nervoso, sendo a resposta também enviada através de neurónios. São as células mais importantes do sistema nervoso central, sendo que a sua sobrevivência é asseguradapelas células gliais. Estas produzem nutrientes que alimentam, isolam e protegem os neurónios.
A constituição do neurónio é a seguinte:










As nominações das partes dos neurónios estão escritas em brasileiro (dendritos = dendrites; terminal do axônio = terminal do axónio/telodendrites; axônio = axónio; nodo de Ranvier = nódulo de Ranvier)

Corpo (celular) ­– Contém o núcleoque armazena a energia do neurónio, fabrica proteínas e é o centro do metabolismo do mesmo;
Dendrites – São extensões do corpo celular que medem no máximo alguns décimos de milímetro. Estas ramificações múltiplas recebem e transmitem informação de e para outras células com as quais o neurónio estabelece contacto;
Axónio – É o prolongamento mais extenso do neurónio e transmite as mensagens de umneurónio a outro ou a uma célula efetora. O seu tamanho pode variar num ser humano entre 1 mícron e 1 metro. Já noutros animais, como a baleia-azul gigante podem medir até 12 metros;
Arborização Terminal – É constituído por telodendrites e é a ramificação onde o axónio termina, sendo este o ponto de troca entre neurónios e neurónio e célula efetora;
Bainha de Mielina – É uma membrana que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerebro
  • CEREBRO
  • Cérebro
  • Cérebro
  • O Cérebro
  • Cérebro
  • Cérebro
  • CEREBRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!