Cérebro

Páginas: 8 (1769 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Psicologia B
A importância das funções subcorticais

O cerebelo
Alojado na parte de trás do encéfalo sob os lobos occipital e temporal, o cerebelo é responsável por:
Coordenação da atividade motora e manutenção da harmonia dos movimentos do nosso corpo: embora a decisão de iniciar movimentos voluntários dependa da área do controla motor, situada no lobo frontal do córtex cerebral, é ocerebelo que torna esses movimentos harmoniosos, suaves, coordenados e orientados para um determinado alvo.
Manutenção da posição e do equilíbrio do corpo: é em virtude do controlo do cerebelo que nos é possível manter a posição ereta quando andamos e mantermo-nos sentados quando lemos um livro ou vemos um jogo de futebol. Lesões no cerebelo provocam a perda de equilíbrio e de coordenação demovimentos.

O bolbo raquidiano
Situado imediatamente acima da medula espinal e por ser em certa medida uma extensão da medula espinal, o bolbo raquidiano é um ponto de passagem de fibras nervosas que transportam informações de e para o cérebro. Tal como a espinal medula, é um centro de atividades reflexas.
O que o distingue é o facto de controlar funções ou respostas orgânicas automáticas, como oritmo respiratório e cardíaco ou a circulação sanguínea, funções vitais importantíssimas. Danos no bolbo raquidiano podem, por isso, causar a morte. Controla reflexos vitais como engolir, tossir, vomitar e espirrar. Doses excessivas de heroína, cocaína e anfetaminas danificam o bolbo raquidiano e interrompem as funções vitais que este assegura.

O sistema reticular ativante
O sistema reticularativante assegura funções como o controla da nossa capacidade de atenção e de vigilância, despertando e alertando o cérebro e as suas diversas áreas para a descodificação de informações. A inexistência deste sistema não impediria o cérebro de receber informações, mas tornaria impossível decifrá-las.
O sistema reticular ativante atua como uma espécie de filtro sensorial que seleciona os estímulosinformativos: rejeita a informação sensorial irrelevante e sem importância vital.
O tálamo
O tálamo é uma massa oval de células nervosas localizadas no centro do encéfalo. É uma espécie de estação central por onde passam e são coordenadas as informações provenientes dos nossos sentidos (exceto o olfato). As informações dos recetores sensoriais são encaminhadas para as regiões superiores doencéfalo que estão relacionadas com a visão, o tato, o paladar e a audição. Julga-se que desempenha um papel de certo modo importante em processos mentais como a aprendizagem e a memória.

O hipotálamo
O hipotálamo é uma pequena mas influente estrutura encefálica. Sendo tão pequeno e tão leve, surpreende-nos pela variedade e importância das suas funções.
No interior do hipotálamo, há grupos deneurónios que regulam a temperatura do corpo, a fome, a sede ou o desejo sexual. É uma estrutura reguladora de grande parte das nossas necessidades biológicas.
Além destes processos, o hipotálamo controla os circuitos nervosos que regulam órgãos internos como o sistema digestivo e o coração. Controla a circulação sanguínea e a distribuição de sangue no cérebro. Em suma, regula a atividade dosistema nervoso autónomo. Controla e dirige o funcionamento do sistema endócrino porque influencia diretamente a hipófise mediante a produção de substâncias químicas (a hipófise é a glândula fundamental do sistema endócrino). Desempenha também um papel importante na regulação do ciclo da vigília e do sono. Emoções básicas como o medo e a agressividade são por ele também influenciadas.

A amígdalaA amígdala está envolvida na produção dos impulsos agressivos e violentos, assim como na base de impulsos como o medo e a ansiedade.
Quando partes desta estrutura são danificadas ou removidas em animais agressivos, estes tornam-se mais dóceis, não agressivos; a estimulação elétrica de certas partes da amígdala origina em certos animais comportamentos de medo e pânico; a estimulação de outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerebro
  • CEREBRO
  • Cérebro
  • Cérebro
  • O Cérebro
  • Cérebro
  • Cérebro
  • CEREBRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!