Células tronco

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
O surgimento dessas células se dá da seguinte maneira: o espermatozoide fecunda o óvulo, dando origem ao que chamamos de zigoto. O zigoto sofre mitoses dando origem a uma “bola de células”, que sediferenciam originando os folhetos germinativos, que em seguida se diferenciam em tecidos e órgãos do organismo.
Essas células originadas das mitoses do zigoto são as células-tronco, que também sãochamadas de células-mãe ou células estaminais.
Elas são células muito simples que têm a capacidade de se diferenciarem em qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido e podem serclassificadas em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As células-tronco embrionárias são retiradas de embriões e são classificadas em: Totipotentes - Podem produzir todas as célulasembrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes - Podem produzir todos os tipos celulares do embrião; Mulipotentes - Podem produzir células de varias linhagens; Oligopotentes - Podem produzir células dentro deuma única linhagem; e Unipoentes - Produzem somente um único tipo celular maduro.
As chamadas células-tronco adultas são retiradas do organismo já formado, por exemplo, medula óssea, fígado, sangue,cordão umbilical, placenta etc. Elas são chamadas de células-tronco adultas por não terem mais alta capacidade de diferenciação.
Para abrir caminho à liberação das pesquisas com células-tronco,apela-se para o emocional, como se já houvesse certeza de que elas resolverão as anomalias congênitas ou qualquer outra que apareça durante a vida.
Alimentam-se também sofismas como se fossem verdadesincontestáveis para provar que qualquer um que se levante contra a liberação das pesquisas com células-tronco está impedindo o progresso da ciência ou se escudando em argumentos religiosos para impedirque doentes sejam tratados com as supostas descobertas que as pesquisas trarão para a humanidade, que somos retrógados.
Os cientistas brasileiros querem fazer pesquisa com os embriões congelados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celulas tronco
  • Celulas-tronco
  • Celulas tronco
  • Células-tronco
  • celulas tronco
  • celulas-tronco
  • células troncos
  • Células Tronco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!