Células tronco

Páginas: 2 (299 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco de embriões têmainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, ascélulas-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doençascardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas,traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essasdoenças e traumas. No Zoológico de Brasília (Brasil), uma fêmea de lobo-guará, vítima de atropelamento, recebeu tratamento com células-tronco. [1] Este foi o primeiro registro do uso de células-troncopara curar lesões num animal selvagem. [2]
São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta eno líquido amniótico, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeirosdias de 2007.[3]
O adjetivo estaminal refere-se aos estames e provém da palavra latina 'staminale', adjectivo relacionado com o substantivo latino ‘stamine’, do qual deriva apalavra portuguesa estame,que significa: fio de tecer e, em botânica, folha floral fértil que produz o pólen.
O vocábulo provém do inglês "stem", que provém da palavra germânica "stamn", que significa caule ou tronco. Esteconceito relaciona-se com o processo de diferenciação e especialização celulares, que "entronca" em células pluripotentes e se ramifica em células progressivamente unipotentes.

Fonte:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celulas tronco
  • Celulas-tronco
  • Celulas tronco
  • Células-tronco
  • celulas tronco
  • celulas-tronco
  • células troncos
  • Células Tronco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!