Células-tronco: o tratamento da vida

Páginas: 19 (4598 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
[pic]
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde – FACIBIS










CÉLULAS-TRONCO:
O TRATAMENTO DA VIDA






Fabrícia Nery De Melo
Iara Silva Morais
Jéssica Santos Oliveira
Marcella Silva Motta
Vanessa Cristina Fernandes





Belo Horizonte
2010
Fabrícia Nery De Melo
Iara Silva Morais
Jéssica Santos Oliveira
Marcella SilvaMotta
Vanessa Cristina Fernandes








CÉLULAS-TRONCO:
O TRATAMENTO DA VIDA





Trabalho apresentado à disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia humana do 1º período de farmácia do Centro Universitário Newton Paiva.

Orientado pelo professor Ronaldo.







Belo Horizonte
2010
Objetivo:Este trabalho teve por objetivo avaliar e esclarecer dúvidas sobre pesquisas com células-tronco, apontando seus prós e contras. Também será apresentado como andam tais estudos e a importância destes na luta contra doenças, sobre as quais ainda vem sendo descobertas a cura ou tratamentos, e a utilização desse procedimento na estética.



METODOLOGIA:

. A coleta de informações ocorreuatravés de uma busca de informações baseada em artigos e reportagens feitas do início de março á 05 de Maio de 2010.

. Em seguida as informações foram analisadas e a partir desta analise realizado um novo artigo, para que os pontos críticos fossem revistos.

. O artigo foi criado pelos alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário Newton Paiva.



Resumo
Vencer a morte é um dos desejosmais antigos dos homens. Estudos com células-tronco nos deixam mais próximos dessa realidade pelo fato de apresentarem capacidade de diferenciação celular e recuperação de tecidos danificados.
O envelhecimento é diretamente relacionado ao desgaste das células, o que seria retardado com a ação das células-tronco que devolveriam o seu viço.
Pesquisas sustentam a esperança humana de encontrartratamento, e até mesmo cura, para doenças crônicas como diabetes, esclerose múltipla, infarto, mal de Alzheimer, dentre outras. São importantes também para outras áreas da medicina, como a cirurgia plástica e a dermatologia, que apostam neste tratamento para atenuar rugas, manchas e diminuir a flacidez da pele. Como tudo o que é novo, a terapia celular em estética e para o tratamento de doenças, tambémé objeto de equívocos e exageros, já que o desconhecido sempre gera duvidas.


Palavras-chave

Células-tronco; envelhecimento; imortalidade; manutenção da vida; células embrionárias pluripotentes

Introdução

CÉLULAS-TRONCO: O QUE SÃO?
As células-tronco são células indiferenciadas e não especializadas com as características de auto-renovação ilimitada, ou seja, de gerar células iguais asi mesmas durante toda a vida e também diferentes tipos celulares com funções específicas (TAKEUCHI; TANNURI, 2006).

CÉLULAS-TRONCO: COMO OBTÊ-LAS?
No Brasil essas células devem ser obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro, não utilizados no procedimento, devem ser embriões inviáveis e que tenham sido mantidos congelados por mais de três anos. A lei veta acomercialização de material biológico para esse uso (TAKEUCHI; TANNURI, 2006).

A terapia com células-tronco baseia-se em conceitos relativamente simples. A idéia é induzi-las a se transformar num determinado tipo de célula e estimular sua multiplicação, para depois substituir tecidos ou estruturas físicas lesionadas ou doentes (NEIVA, 2005). O uso de células-tronco embrionárias para fins terapêuticos, obtidastanto pela transferência de núcleo como de embriões descartados em clínicas de fertilização, é defendido por inúmeras pessoas que podem se beneficiar por esta técnica e pela maioria dos cientistas (BYDLOWSKI, et al., 2009).
A retirada de células-tronco produz a morte desse "conjunto de células", o que gera polemica em relação a produzir pré-embriões com o fim específico, não de gerarmos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tratamento com celulas tronco
  • Tratamento com o uso de células-tronco no parkinson
  • CÉLULAS-TRONCO: INÍCIO OU FIM DA VIDA?
  • Direito a vida e as pesquisas com celulas tronco
  • A utilização de células-tronco no tratamento de doenças degenerativas
  • PESQUISAS COM CÉLULAS TRONCO E A VIOLAÇÃO DO DIREITO Á VIDA NO BRASIL
  • Células Tronco
  • Celulas tronco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!