Células Tronco Humanas

Páginas: 10 (2430 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH




Camila Dias de Oliveira



Professor: Janaina Claudia da Silva Saldanha
Disciplina: Biologia Geral




“CÉLULAS TRONCO HUMANAS”


Belo Horizonte
2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
O QUE SÃO CÉLULAS TRONCO ? 3
O SURGIMENTO DAS CÉLULAS TRONCO 4
5
6
TERAPIA CELULAR COM CÉLULAS TRONCO ADULTAS E EMBRIONÁRIAS 7
CÉLULASTRONCO NO BRASIL 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10










INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o assunto “células-tronco” tem sido muito debatido, e é objeto frequentemente exposto na mídia. Como a maioria das grandes novidades, esta área está sendo superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há dúvidas de que as suas potencialidades são enormes, epode-se esperar um novo tipo de Medicina a partir da evolução dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje é uma série de perspectivas e os resultados obtidos nas experiências em animais de pequeno porte não podem, ainda, ser extrapolados para a espécie humana.
Em 1994, foram derivadas as primeiras células-tronco de blastoscistos humanos, a partir de embriões excedentes da fertilização in vitro.Criados para fins reprodutivos e doados para fins de pesquisa pelos casais, estes blastocistos foram mantidos em cultura até o estágio de duas células.
Em países onde estudos com células-tronco são permitidos, elas estão sendo utilizadas, em caráter experimental, no tratamento de diversas doenças como câncer, doenças do coração, doenças hepáticas, Alzheimer, diabetes, doenças renais, entre tantasoutras. Entretanto, o uso de células-tronco embrionárias ainda é muito polêmico, pois para a retirada dessas células, tem que haver destruição do embrião e para muitos o embrião é considerado uma vida que se encontra em formação.

Quanto ao uso de células-tronco embrionárias, várias discussões podem entrar em cogitação. Nesta situação, a retirada das células é realizada em embriões com poucosdias de desenvolvimento. Esta retirada é feita na maioria das vezes com o sacrifício do embrião, o que estabelece um dilema ético. Grandes discussões têm sido realizadas sobre este dilema. Grupos religiosos, de especialistas em ética e de cientistas estão há bastante tempo discutindo de maneira mais ou menos veemente este problema. O sacrifício do embrião doador destas células totipotenciais, oumesmo pluripotenciais, cria uma situação extremamente delicada e de difícil consenso.
Por estas razões apontadas, esta revisão do possível aproveitamento dessas células, a partir desse momento passa a ser exclusivamente direcionada ao estudo das células-tronco adultas. Existem na atualidade discussões éticas de grandes proporções que necessitam ser abordadas ao se estudar as células-tronco.
O QUESÃO CÉLULAS TRONCO ?
Quando uma das primeiras células do embrião sofre uma mitose e se divide, as duas células resultantes têm a mesma constituição genética e as mesmas características. A embriogênese progride com a contínua multiplicação das células, aumentando o número das mesmas e o tamanho do embrião. O interessante é que dentro da célula mais primitiva, o zigoto, existe informaçãosuficiente para que, na medida em que essas células forem se dividindo, aos poucos ocorra uma diferenciação, originando diferentes linhagens que formarão diferentes tecidos como: muscular, ósseo, nervoso, etc.
No interior do núcleo desta célula primitiva existe uma bagagem gênica completa, com capacidade de transmitir as informações necessárias para toda a vida do futuro ser que esta célula originará. Emum determinado momento, nesta contínua série de divisões mitóticas, inicia um processo denominado diferenciação celular. Este processo é de extrema importância pois permitirá que novas linhagens celulares passem a existir e já iniciem a estruturação de um complexo organismo. Este fenômeno de diferenciação celular permite, em última análise, que a célula resultante da divisão seja diferente da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cientistas Criam Células-Tronco Humanas Por Meio de Clonagem
  • Células Tronco
  • Celulas tronco
  • Celulas-tronco
  • Celulas tronco
  • Células-tronco
  • celulas tronco
  • celulas-tronco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!