Células tronco embrionárias

Páginas: 14 (3416 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
1. INTRODUÇÃO

As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em múltiplas linhagens. Em vertebrados, o zigoto é a célula tronco totipotente, capaz de gerar todas as células do organismo, além das células que sustentam o desenvolvimento do embrião no útero. Quatro ou cinco dias após a fecundação, forma-se o blastocisto, composto pelo trofoblasto e pelas células da massainterna. A partir da massa interna são obtidas as chamadas células tronco embrionárias (ES, do inglês embryonic stem cells), de caráter pluripotente, capazes de gerar células dos três folhetos embrionários – endoderma, mesoderma e ectoderma – quando implantadas em um embrião para formar um animal quimérico, além da linhagem germinativa.
As células embrionárias, quando mantidas em cultura napresença de um tapete de fibroblastos ou do fator inibidor de leucemia (LIF, do inglês leukemia inhibitory factor), podem gerar linhagens celulares, dividindo-se indefinidamente in vitro. Quando fatores tróficos são retirados do meio de cultura, estas células em altas densidades formam os chamados corpos embrióides em suspensão, contendo células indiferenciadas e diferenciadas. As primeiras linhagensde células-tronco embrionárias humanas só foram desenvolvidas em 1998 pelo pesquisador americano James Thomson. Estas células se mantinham indiferenciadas em cultura na presença dos fatores tróficos (auto-renovação) e formavam teratomas (tumores com células de todos os folhetos embrionários) quando injetadas sob a pele de animais imunodeficientes (camundongos nude) o que demostrava a suapluripotencialidade. Além disso, estes pesquisadores mostraram que estas células não apresentavam alterações cromossomais mesmo quando mantidas por muito tempo em cultura e expressavam vários marcadores in vitro (Thomsone cols. 1998).
Células-tronco pluripotentes podem ser obtidas, também, a partir de células germinativas (EG, do inglês embryonic germ cell) e a partir de teratocarcinomas (células EC,do inglês embryonic carcinoma cell).
A fulcral importância das Células Germinativas Primordiais em transmitir a informação genética faz com que essas células-tronco pluripotentes sejam alvo de extensa e intensa investigação.
Células-tronco embrionárias são extremamente variáveis em relação a marcadores epigenéticos, perfil de expressão gênica e propensão a diferenciação. A capacidade dedirecionar esse processo de diferenciação permitiria que, a partir de células-tronco embrionárias, fossem cultivados controladamente os mais diferentes tipos celulares, abrindo a possibilidade de construir tecidos e órgãos in vitro, na placa de cultura, tornando viável à chamada bioengenharia. Entretanto, para que se possa direcioná-los, um completo entendimento de suas funções, de quando e onde sãoexpressos, se faz necessário. Marcadores celulares específicos são característicos de eventos celulares particulares, tais como proliferação, apoptose e diferenciação. Também podem ser expressos por certas células particulares durante algum período, sendo então usados para estudos de migração.
Através da pesquisa em modelos experimentais próximos ao ser humano de marcadores moleculares chaves emeventos também cruciais no desenvolvimento das células tronco embrionárias, poder-se-á num futuro, ainda, que distante, o desenvolvimento de uma terapia gênica para o tratamento de muitas desordens que até então não possuem perspectiva de tratamento.


2. O QUE SÃO CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS

Consistem em cerca de 30 células da massa interna do blastocisto, que é o embrião com de 4 a 6 dias,constituído por apenas cerca de 150 células. As primeiras células-tronco embrionárias humanas foram isoladas e cultivadas em 1998, por James Thomson e seus colegas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e desde então o interesse da comunidade científica mundial por elas só aumentou.
Tanto interesse vem do fato delas possuírem propriedades únicas: são indiferenciadas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celulas tronco embrionarias
  • Pesquisas Com Células-Tronco Embrionárias
  • Celulas Tronco Embrionarias
  • células tronco embrionarias
  • CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS
  • Células tronco embrionárias
  • celulas tronco embrionarias e adultas
  • Pré-projeto Células tronco embrionárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!