Células termoquímicas - relatório

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

BANCADA 2:









RELATÓRIO DE TERMODINÂMICA DE CÉLULAS ELETROQUÍMICAS












CURITIBA
2013
1. OBJETIVO
Determinação experimentalda entalpia, energia livre e entropia padrão de uma pilha Cobre/Chumbo.
2.RESULTADOS EXPERIMENTAIS
No experimento passado, calculamos as variações de energia livre de Gibbs, entropia e entalpiaatravés de uma reação química de ionização e do cálculo de sua constante de equilibro (Ka). Neste experimento calcularemos as mesmas propriedades termodinâmicas, mas através de uma reação eletroquímicaentre Cu e Pb, e pelas relações entre o aumento da ddp da pilha com o crescimento da temperatura, além de outras correlações termodinâmicas.
Para isso, montamos uma pilha em que o Pb era o anôdo e o Cuera o cátodo. Primeiro enchemos um recipiente com água e adicionamos gelo com o objetivo de atingirmos a temperatura de 0ºC, que será o lugar onde o cátodo e o anôdo ficaram em banho termostático e poronde controlaremos a temperatura do experimento. Em seguida lixamos as peças metálicas para remover os óxidos que formam quando o metal fica em contato com a atmosfera e então colocamos os metaisdentro de tubos preenchidos com soluções aquosas de sais que liberavam íons dos mesmos elementos dos metais respectivamente (Pb(NO3)2 e CuSO4). Colocamos ambos os eletrodos dentro do recipiente com água.Para as medições da ddp em si conectamos um multímetro aos metais e anotamos as diferenças de potencial para diferentes temperaturas.

As semi-reações da pilha e sua reação global podem serencontradas abaixo:




Após a coleta de dados, é possível montar um gráfico do potencial em função da temperatura (Gráfico 1). Ajustando um polinômio de 4º grau aos pontos temos uma equação querelaciona o potencial a temperatura (Equação 1)

R²=0,9939
Temos que:


Substituindo a equação 3 na equação 2 chegamos a equação 4:

Derivando a equação 1 em relação a temperatura e substituindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio termoquimica
  • Termoquímica
  • Relatorio termoquimica
  • relatorio termoquimica
  • Relatorio termoquimica
  • Relatório Termoquímica
  • relatorio de termoquimica
  • Célula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!