Células procariontes

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
ANDRÉA FEITOZA

CÉLULAS PROCARIONTES

MACEIÓ - AL
2012/02
ANDRÉA FEITOZA

CÉLULAS PROCARIONTES

Trabalho apresentado como exigência para a disciplina Biologia Celular do 1º período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), sob orientação do professor Davi Barros.


FACULDADEINTEGRADA TIRADENTES – FITS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISOTERAPIA

MACEIÓ - AL
2012/02
Célula Procariótica

As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendoprincipalmente as bactérias, e algumas algas (cianofíceas e algas azuis) que também são consideradas bactérias.

As células procariontes não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular. Em alguns casos, a membrana plasmática se invagina e se enrola formando estruturasdenominadas mesossomos.

Parede Celular

A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais, e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células nãoconseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.

Membrana Plasmática

De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá deforma homogênea.Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Protoplasma

É a parte viva da célula. É um sistema físico-químico de natureza coloidal e pode passar facilmente do estado sólido ao líquido. Os principais constituintes químicos do protoplasma são as proteínas (ácidos aminados, polipeptídeos, etc.), os carboidratos, oslipídios, as substâncias minerais e a água. Existem três propriedades importantes dos protoplasmas no sistema nervoso: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade.

Ribossomos

Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículo granular.

São formados a partir de duassubunidades: uma maior e outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossomal (RNAr) à uma enorme quantidade de proteínas, cerca de 50 tipos proteicos diferentes.

A atuação ribossomal no mecanismo de tradução celular se divide em três estágios: o inicial, codificado pelo códon AUG (sequência de bases pirimídicas), o estágio de alongamento (acréscimo de aminoácidos por ligaçãopeptídicas) e estágio terminal codificado por um códon de parada (códon-Stop).

Cromossomos
O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é material que constitui os genes. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Os nucleossomos ajudam no enovelamento do cromossomo.

Na intérfase, ocromossomo encontra-se totalmente descondensado, formando a cromatina. Já na metáfase ele encontra-se máximo de sua condensação.
Todo cromossomo possui um estrangulamento, através do qual são puxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula para separação das cromátides. Este estrangulamento recebe o nome de centrômero. De acordo com a posição do centrômero, os cromossomos são divididos em:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Células Procariontes
  • celulas procariontes
  • Células procariontes
  • As células procariontes
  • celulas procariontes
  • CÉLULAS PROCARIONTES
  • CÉLULA PROCARIONTE
  • Célula Procarionte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!