Células Procariontes

Páginas: 3 (701 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
As células procariontes são assim designadas em razão da carência de membrana nuclear. Ao contrário das eucarióticas, as procarióticas não possuem organelas membranosas (retículo endoplasmático lisoe rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos) e muito menos um núcleo delimitado pela cariomembrana (carioteca) envolvendo os cromossomos.

Acredita-se que essascélulas, com estrutura e funcionamento bem simplificado, tenham sido os primeiros organismos do mundo vivo, chamadas de protobactérias ou protocélulas.

Essas células apresentam uma parede esquelética(parede celular) externamente à membrana plasmática, com função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio ambiente. Dispersos no citoplasma ficam os ribossomos, auxiliando a sínteseproteica, através da decodificação do comando enviado pelo material genético.

O material genético desses organismos, geralmente se constitui de um único filamento emaranhado de DNA circular (ácidodesoxirribonucleico) e este encontra-se mergulhado no hialoplasma da célula.

Atualmente as células procarióticas, grupo de seres unicelulares ou coloniais, são representadas pelas bactérias ecianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Procariontes, procariotas ou procariotos (grego transliterado: pro, anterior, antes, primeiro, primitivo -karyon, noz ou amêndoa - núcleo = Nucleo Primitivo) são organismos unicelulares na sua vasta maioria e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhumtipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.1 2
Esta definição engloba todos os organismosdos domínios Bacteria e Archaea. Tais células possuem diversas outras diferenças se compararmos com as células eucarióticas. Elas não possuem a maior parte das organelas (o ribossomo é presente),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • celulas procariontes
  • Células procariontes
  • As células procariontes
  • celulas procariontes
  • CÉLULAS PROCARIONTES
  • CÉLULA PROCARIONTE
  • Célula Procarionte
  • Celulas procariontes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!