Células do sangue

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Histologia

Células do Sangue

Prof. Roberto Motta

Alunos: Renata Adriana Moreno RA 3228531938
Katiuska Thais R. Gobbo RA 2127210877
Ana Paula M da S. P. Moura RA 2504098103
Guilherme Righetti RA

Data: 10/05/2012

Células do Sangue

O sangue é um tecido circulante especializado, composto de células suspensas numa substanciaintercelular líquida. Diferentemente dos outros tecidos, as células não mantém qualquer relacionamento espacial permanentemente umas das outras, mas movimentam-se continuamente de um local para o outro. A circulação do sangue através do corpo fornece um meio constante, no qual todas as células e tecidos realizam suas várias funções. Desta forma a principal função do sangue é manter a homeostase.
Emgeral, o volume total do sangue para a maioria dos mamíferos é de 7 a 8% do peso corporal total.
As células do sangue se dividem em três principais tipos: ERITRÓCITOS (células sanguíneas vermelhas), LEUCÓCITOS (células sanguíneas brancas) e TROMBÓCITOS ou PLAQUETAS.
A cor vermelha do sangue a fresco é devido ao pigmento hemoglobina existente nas células vermelhas. Os eritrócitos são amarelos emestado a fresco. Os leucócitos, são assim chamados porque, quando estão em grande quantidade apresentam uma massa de cor branca.
Quando o sangue é centrifugado, os eritrócitos mais pesados compõem a parte inferior do volume celular aglomerado; os leucócitos logo acima formam uma camada branca juntamente com os trombócitos colocados sobre a sua superfície superior.
As células do sangue sãoestudadas de diversas maneiras, mas a mais comum é o esfregaço de sangue seco corado. Ele é obtido espalhando uma pequena gota de sangue fresco através de uma lamina. O esfregaço é seco ao ar e corado com um corante tipo Romanowski modificado.

ERITRÓCITOS
Formato: Os eritrócitos maduros dos mamíferos domésticos são discos bicôncavos anucleados. A profundidade e o tamanho da concavidade variam com aespécie.
O eritrócito do cão é um disco bicôncavo distinto, já do equino e do felino possuem uma concavidade rasa e nos suínos e dos ruminantes assemelha-se a um disco achatado.
O formato das células dos eritrócitos está relacionado a constituição molecular do complexo coloidal homogêneo, do qual o eritrócito é composto. Sua plasticidade e flexibilidade são devidas a matriz coloidal, que permiteao eritrócito modificar seu formato no interior dos vasos sanguíneos, bem como se encurvar e deslizar através de pequenos capilares sem romper a membrana celular.
Quando uma gota de sangue é colocada numa lamina, as superfícies celulares dos eritrócitos aderem uns aos outros assemelha-se a uma pilha de moedas, esta disposição é mais comum no sangue dos equinos e dos felinos.
Tamanho: Porcomparação, o maior eritrócito é encontrado no sangue do cão e o menor no caprino. O cão possui aproximadamente 7 milhões/mm3 e o caprino 14 milhões/mm3. As espécies que possuem pequenos eritrócitos tem mais células vermelhas por volume e as que possuem eritrócitos grandes tem menor número destas células por volume. O numero total de eritrócitos varia também de acordo com a variação das raças, estadonutricional, atividade física e idade.
O eritrócito maduro é anucleado, desaparecendo o aparelho de Golgi, os centríolos e a maioria das mitocôndrias antes da célula penetrar na corrente sanguínea. A membrana plasmática, um complexo lipoproteico, impede a saída do material coloidal e mantém uma permeabilidade seletiva para os íons de sódio e potássio.
O eritrócito é composto por: 60% de água,40% de sólidos como a proteína conjugada e globina e pigmento heme.
A membrana do eritrócito é permeável a água, , portanto exposta a um nível crítico de H2O, a célula entrará em hemólise.
Os eritrócitos vivem aproximadamente 120 dias, nascem na medula óssea. Ao final dos seus dias, são fagocitados pelas células do baço, medula óssea e fígado. O ferro da hemoglobina é recuperado e utilizado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A célula do sangue
  • CÉLULAS DO SANGUE
  • celulas do sangue
  • Celulas do sangue
  • celulas do sangue
  • Células do Sangue
  • celulas do sangue
  • celulas do sangue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!