Célula

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
ão 150 horas para o ensino fundamental e 150 horas de estágio para ensino médio. Pessoalmente acredito ser um exagero, principalmente por estar trabalhando, o que fez sobrar somente o período noturno para a prática do estágio. Contudo possibilidade de alternar dias e fazer o próprio horário ajuda para essa prática.
O importante é tentar começar a fazer o estágio o quanto antes para poder irpoucas vezes por semana e ter mais flexibilidade. Muitos colegas conseguiram “montar” o estágio com diretores e professores amigos, contudo acho importante a visitação na escola, o contato com a vida do professor e observação do nível e comportamento dos alunos para sentir realmente qual o nosso nível de vocação para a prática docente.
Um professor sem vocação é terrível, pois lida com a formação denovos seres humanos, contribuindo para o despertar do ser, sua a visão crítica e sua autonomia do pensar.
Abaixo segue a conclusão do meu relatório que reflete todos os esforços da produção e conseqüente efeito de sucesso.
CONCLUSÃO
1) PARECER DO ALUNO
1.1) ESTÁGIO
A vivência de estágio é de grande importância para o futuro docente no sentido de não somente observar o comportamento e rotinados profissionais de ensino, mas também detectar em si mesmo pontos fracos que devem ser trabalhados tanto no quesito domínio de conteúdo quanto no âmbito pessoal e interpessoal.
Alem disso o evento de maior importância ocorre logo nas primeiras horas de estágio: o pretendente a futuro docente percebe logo na primeira aula se tem vocação ou não para ser professor. E talvez esse seja o melhormomento para refletir se devemos continuar o caminho da magistratura para benefício não somente do docente, mas principalmente dos futuros dicentes.
Refletindo e seguindo o rumo do ensino, analiso no meu caso pelo desempenho da função de economista, que a prática em cálculos financeiros abre uma especialização nessa área do ensino, porém inevitavelmente a necessidade revisão e planejamento inicial deconteúdos é real para todos. Antes de começar a atuar, cabe então o futuro profissional além do estágio, buscar um maior aprofundamento dos conteúdos do currículo independente do nível dos discentes, recordando alguns tópicos onde somente com o pleno domínio curricular o profissional de ensino poderá criar mecanismos facilitadores de aprendizagem.
Outro observação revela-se em pessoal preferênciaao ensino inclusivo ao escolher cursar todo o estágio em Escolas Públicas e inclusive o Ensino Médio noturno para Jovens e Adultos. Detecta-se assim que chegam alunos nas escolas com muitos tipos de carências. O que me remeteu a professora Auxiliadora, ex-Secretária de Educação de Campos, em uma de nossas aulas no sentido de que o professor deve acabar com todos os tipos de preconceitosreferentes à aprendizagem, pois todos aprendem – carentes ou não – em tempos e maneiras diferentes. Cabe o professor trabalhar com as diferenças e características de cada um. Palavras essas, dentre outras, que derrubaram muitos paradigmas durante nosso período de curso teórico na Universo.
Nesse sentido foi comprovado a excelência de todo corpo docente da Universo relativo ao curso de Formação de Docentese dos professores do estágio por mim acompanhado nesse período, pois muitos fatos teóricos abordados tiveram sua comprovação durante a prática do estágio. Como na observação comportamental dos alunos, suas diferenças e individualidades desafiadoras de qualquer pedagogia, a pesquisa do conhecimento anterior dos alunos, os exemplos colocados no dia-a-dia – vinculando cotidiano com os ensinamentosmatemáticos, dentre outros.
A democracia na sala de aula também foi verificada como a melhor alternativa para caminhar junto com os dicentes no caminho da aprendizagem emotiva e verdadeira. Desde a criação de regras de comportamento para todos até mesmo na seleção de métodos de ensino e conteúdo. O ensino participativo faz com que o aluno tenha sentimentos e emoções envolvidas no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celula
  • Celulas
  • célula
  • Células
  • célula
  • celulas
  • Célula
  • Células

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!