célula

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.
A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares(consistem em uma única célula).
Existem seres procarióticos e eucarióticos e unicelulares e pluricelulares.
procarióticos: não tem membrana nuclear ou carioteca,o material genético fica disperso no citoplasma.
http://bio-nature.webnode.pt/news/a-celula/



Eucarióticos: tem membrana nuclear ou carioteca, o material genético não fica disperso.

http://simbiotica.org/imagens/celulaanimal.jpgunicelulares: são mais simples, pois só tem uma única célula que são eles mesmo.
pluricelulares:são mais complexos,pois são formados por várias e várias células,são também chamados de multicelulares.
ex de um ser procariótico unicelular:bactérias e cianobactérias (algas azuis)
ex de um ser eucariótico pluricelular:as plantas e os animais
todo o procariótico é unicelular e todo o eucariótico épluricelular.
2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?  
A membrana plasmática é formada basicamente, por lipídeos e proteínas. Oslipídeos formam uma dupla camada fluida, onde a sua estrutruta está disposta deforma que aregião entre a dupla camada da membrana é hidróbica e as facesinterna e externa são hidrofílicas. Nessa bicamada lipídica estão inseridas proteínas que são fundamentais para o funcionamento dessa membrana.


1 - TRANSPORTE PASSIVO
Quando as substâncias passam livremente através da membrana plasmática. Ocorre sem que a célula precise gastar energia.
a. difusão simples - Tendência de espalhamentoespontâneo de partículas num meio. Quando dois meios com concentrações diferentes de soluto entram em contato através de uma membrana permeável, o soluto passa do meio de maior concentração para o de menor concentração, até que a concentração dos dois meios se igualem. Nas células a difusão ocorre principalmente para a passagem de íons e gases pela membrana plasmática.
Difusão dos gases namembrana - como uma célula viva está constantemente realizando a respiração, há um gasto contínuo de gás oxigênio pela célula, de modo que a concentração desse gás tende no interior celular é sempre menor que a concentração no meio extracelular. Assim o gás oxigênio entra naturalmente na célula por difusão simples. Com o gás carbônico acontece o contrário. Como a célula produz continuamente esse gás durantea respiração, a sua concentração no meio intracelular é sempre maior que a do meio extracelular. Assim o gás carbônico sempre sai da célula por difusão.
b. difusão facilitada - Algumas moléculas maiores, como a glicose, têm dificultades em atravessar a membrana plasmática por difusão simples.
Tomando ainda a glicose como exemplo, sabemos que as células precisam de uma quantidade razoável dessemonossacarídeo para sua respiração. Se a célula dependesse da difusão simples para obter glicose, não teria a quantidade suficiente para se manter viva: a difusão da glicose seria muito lenta devido ao seu tamanho molecular. Por esse motivo, algumas proteínas da membrana plasmática facilitam a entrada da glicose, abrindo verdadeiras portas para a sua entrada. Essas proteínas que ajudam a glicose aentrar na célula são denominadas proteínas transportadoras ou proteínas carregadoras que formam canais por onde as moléculas de glicose se deslocam de acordo com o gradiente de concentração.
c. osmose - é um caso especial de difusão em que apenas o solvente (água) se difunde através de uma membrana semipermeável (membrana plasmática). Nesse caso é a água que passa de um meio mais concentrado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celula
  • Celulas
  • célula
  • Células
  • celulas
  • Célula
  • Células
  • células

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!