CÉLULA VEGETAL E ANIMAL NA OSMOSE

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2014
No transporte passivo por Osmose, a água passa pela membrana plasmática do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, com o objetivo de equilibrar a concentração de solutos, dentro e forada célula.
Se a célula estiver em uma região hipertônica em relação à ela, a água irá em direção ao ambiente que estiver mais concentrado, neste caso, causando a perda de água pela célula, deixando-amurcha.
Se a célula estiver em uma região hipotônica em relação à ela, tende a receber água do meio. Se entrar mais água do que a membrana plasmática da célula animal pode expandir para receber, amembrana irá se romper, causando a "lise celular". No caso da célula vegetal, o vacúolo vai exercer uma Pressão de Turgência, pressionando a água para fora da célula.
Se a célula estiver em umaregião isotônica, nada acontece. Por isso é utilizado o soro fisiológico, que possui a mesma concentração da célula, evitando que ela sofra qualquer tipo de pressão osmótica.
A osmose é o movimento daágua entre meios com concentrações diferentes de solutos separados, por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante nasobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de ummeio hipotónico (meio com menor concentração de soluto) para um meio hipertónico (meio com maior concentração de soluto) com o objectivo dese atingir a isotonia, isto é igual concentração nos doismeios, através da dupla camada fosfolipidica que permite a passagem de moléculas de água e outras, como impossibilita a passagem de solutospolares.
As células da epiderme de pétala são células vegetais epossuem um vacúolo grande, desenvolvido e pigmentado que intervém na regulação do fluxo da água e dá as pétalas a sua corcaracteristica.
Numa célula vegetal colocada numa solução hipotónica, a águaentra por osmose para o vacúolo, que aumenta de volume, comprimindo o citoplasma e o núcleo contra a parece celular, designando-seeste fenómeno por turgescência.
Quando uma célula vegetal é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Osmose em células animais e vegetais em diferentes meios de concentração
  • Membrana Plasmática: osmose em célula animal e vegetal
  • Célula Animal e Célula Vegetal
  • Celula vegetal e celula animal
  • Célula animal e Célula vegetal
  • Osmose em células vegetais
  • Osmose em células vegetais
  • 06 osmose em celulas vegetais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!