Célula Procarionte

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2015
CITOLOGIA: CÉLULA PROCARIÓTICA


Ana Lúcia Flores dos Santos
Dalyanne Batista Barroso Mota
Professor-Tutor Externo: Edvânia Correia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID0277) – Seminário da Prática III
20/11/2014


RESUMO


As células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade daestrutura celular e do seu funcionamento. Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte. A prática sobre Citologia: Célula Procariótica foi desenvolvida através da simulação de uma aula expositiva com os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, com o intuito de que após a mesma os acadêmicos fossem capazes de realizar umaatividade para fixação do tema. Os estudos revelam que as células procarióticas surgiram há bilhões de anos, portanto são primitivas e possuem estrutura mais simples. Estas células não possuem núcleo separado, desta forma o DNA (ácido desoxirribonucleico) fica solto no citoplasma e apresentam apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas. A troca desubstâncias com o ambiente externo e a proteção, são realizadas pela parede celular e seu funcionamento é caracterizado como simples em comparação com as células eucariontes. Com a realização dessa prática esperamos que todos possam identificar uma célula procariótica, já que a mesma apresenta uma estrutura simples. Após identificá-la os acadêmicos sejam capazes de conhecer as estruturas celulares quecompõem essas células, fixando os nomes de suas estruturas e relacionando seus nomes com as suas respectivas funções.


Palavras-chave: Citologia. Tipos de células. Células Procarióticas.



1 INTRODUÇÃO

As Células Procarióticas são células de organização mais simples, encontradas apenas em organismos procariontes. Sua organização é dotada de parede celular sob a qual existe uma delgadamembrana plasmática. Em seu interior está o citoplasma (formado por um líquido transparente constituído por diferentes substâncias, chamado de citosol) onde estão mergulhados os ribossomos e o DNA.

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das células eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando onúcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados às histonas).

Os objetivos dessaprática estão em caracterizar e reconhecer a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos, bem como reconhecer uma célula procariótica identificando, caracterizando e atribuindo as respectivas funções as suas organelas.


2 CITOLOGIA

A célula é a unidade básica dos seres vivos. Há seres vivos que apresentam apenas uma célula e são chamados de seres unicelulares, e existem seres quesão constituídos de numerosas células e são chamados de seres pluricelulares.

Nos organismos pluricelulares as células podem se diferenciar e se especializar formando órgãos e tecidos com funções distintas.

2.1 TIPOS DE CÉLULAS

Existem dois padrões celulares: a célula procariótica e a célula eucariótica. A procariótica é muito mais simples que a eucariótica e está presente apenas nasbactérias e nas cianobactérias. Os organismos constituídos por células procarióticas são denominados procariontes, enquanto aqueles que apresentam células eucarióticas são chamados de eucariontes (CALDINI JÚNIOR; SASSON; SILVA JÚNIOR, 2013).

As células são classificadas de acordo com a presença ou ausência de núcleo.

Na célula eucariótica o material genético é envolvido por uma membrana,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Células Procariontes
  • celulas procariontes
  • Células procariontes
  • As células procariontes
  • celulas procariontes
  • CÉLULAS PROCARIONTES
  • CÉLULA PROCARIONTE
  • Celulas procariontes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!