Câncer

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Na Universidade de Campinas (Unicamp), a tese de mestrado da engenheira Karin Dias Salman, 32 anos, produziu um resultado curioso: placas de PVC com as mesmas características de absorção da pelehumana. O material, patenteado por Karin, está sendo usado no hospital da Unicamp para aumentar a eficiência da radioterapia em tumores de mama, pele e qualquer outro tipo de câncer superficial. Apesquisadora batizou as placas de "bolus vinílico". No tratamento de câncer por radioterapia, é necessário o emprego de um "bolus" que simule características de absorção e espalhamento de radiação do tecidohumano. Colocado sobre a pele do paciente, o material calibra a distância certa para o bombardeio radiativo, fazendo com que o medicamento poupe tecidos saudáveis.

Há 18 meses, as placas de PVC,também conhecidas por bolus vinilico, são utilizadas com excelentes resultados pelo Centro de Assistência Integral à Saúde da mulher (CAISM), da Unicamp, principalmente no tratamento do câncer de mamae de pele.

A formulação do bolus vinilico é o resultado prático da dissertação de mestrado "Desenvolvimento de poli(cloreto de vinila) - PVC para utilização na radioterapia de pacientes comcâncer", defendida por Karin em agosto de 95, na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

Karin começou o trabalho em 1991 e, antes de chegar à fórmula definitiva do bolus, realizou um amploestudo de plastificantes para conciliar alta qualidade e baixo custo. "Acabei optando pelo PVC porque, além de ter um custo muito baixo, o bolus vinilico absorve a radioatividade de forma idêntica à dapele humana. Daí sua eficácia na radioterapia", atesta.

Antes do desenvolvimento das placas de PVC, o CAISM utilizava gaze ou cera para cobrir a área afetada pelo tumor e evitar que o pico dadescarga radioativa atingisse tecidos saudáveis do paciente. Todavia, a gaze e a cera eram materiais difíceis de moldar, não tinham transparência e deformavam com facilidade. A espessura constituía...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O câncer
  • Cancer
  • Cancer
  • Câncer
  • câncer
  • câncer
  • cancer
  • cancer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!