câncer

Páginas: 18 (4498 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
SUMÁRIO.

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 3
3 A PREVENÇÃO DO CÂNCER E A PROMOÇÃO DA SAÚDE 4
4 ESTIMATIVAS 7
4.1 METODOLOGIA DAS ESTIMATIVAS 9
4.2 RESULTADOS DAS ESTIMATIVAS 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
6 METODOLOGIA 16
6.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO 16
REFERÊNCIAS 18RESUMO.
O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 tipos diferentes de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células anormais com potencial invasivo. Além disso, sua origem se dá por condições multifatoriais. Esses fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o câncer (carcinogênese).
O desenvolvimento da maioria dos cânceres requermúltiplas etapas que ocorrem ao longo de muitos anos. Assim, alguns tipos de câncer podem ser evitados pela eliminação da exposição aos fatores determinantes. Se o potencial de malignidade for detectado antes de as células tornarem-se malignas, ou numa fase inicial da doença, tem-se uma condição mais favorável para seu tratamento e, consequentemente, para sua cura.
A prevenção e o controle do câncerprecisam adquirir o mesmo foco e a mesma atenção que a área de serviços assistenciais, pois o crescente aumento do número de casos novos fará com que não haja recursos suficientes para dar conta das necessidades de diagnóstico, tratamento e acompanhamento. A consequência serão mortes prematuras e desnecessárias.
Assim, medidas preventivas devem ser implementadas agora para reduzir a carga docâncer, como as estratégias para o controle do tabagismo, relacionado ao câncer de pulmão, entre outros; a promoção da alimentação saudável, para a prevenção dos cânceres de estômago e intestino, entre outros; a vacinação para Papilomavírus humano (HPV) e hepatite, contra o câncer do colo do útero e de fígado. De igual modo, a adoção de estilos de vida mais saudáveis, como uma alimentação adequada e aprática de atividade física, permitirá um melhor controle dos cânceres de mama, próstata e intestino.
Essas medidas crescem em importância, principalmente em países como o Brasil, que se encontra em um processo de transição econômica, o que o faz ganhar, progressivamente, o ônus global do câncer observado em países economicamente desenvolvidos.












1.INTRODUÇÃO.
O modelo deatenção à saúde que temos hoje ainda está centrado na assistência curativa individual, com foco no atendimento hospitalar. Este modelo não tem resolvido os problemas de saúde da nossa população, principalmente quando falamos do câncer, que tem apresentado um aumento em seus indicadores. Portanto, este estudo é um ensaio sobre a temática da prevenção do câncer e a da promoção da saúde, com foco nasestratégias de ações neste âmbito, onde se busca uma análise exploratória e crítica no sentido de propor-se um novo olhar para esta realidade.
A Organização Mundial da Saúde prioriza as ações de prevenção no cuidado com as condições crônicas, enfatizando que é possível prevenir a maioria destas, e que, assim, toda a interação de saúde deve incluir a prevenção. Entretanto, nos deparamos com adificuldade de adesão dos indivíduos aos comportamentos preventivos em saúde preconizados pelo modelo biomédico, principalmente aqueles com condições socioeconômicas mais baixas. Entende-se por comportamentos preventivos em saúde (CPS) aqueles comportamentos empreendidos pelos indivíduos para aumentar, ou, manter a própria saúde. O comportamento preventivo está ligado a fatores sociais, psicológicos,ambientais e ainda, culturais.
Em estudos da área da antropologia médica o CPS é considerado um sistema cultural e de significados que possui uma organização interna dos saberes individuais, resultando num modo próprio do indivíduo explicar e buscar a resolução de seus problemas de saúde, como por exemplo, por meio de determinados comportamentos. Mas, recentemente, encontra-se o conceito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O câncer
  • Cancer
  • Cancer
  • Câncer
  • câncer
  • cancer
  • cancer
  • Cancer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!